Congresso Científico finaliza atividades por meio de premiação dos melhores trabalhos - IMEPAC

As atividades da 5ª edição do Congresso Científico: “Responsabilidade Socioambiental” foram finalizadas nessa quinta-feira, 23, em evento especial que contou com palestra motivacional e entrega de certificados de menção honrosa aos melhores trabalhos apresentados, os quais foram escolhidos pela comissão científica do evento.

Hortas Verticais Urbanas: Uma realidade para todas as famílias em quaisquer espaços – no eixo “saúde coletiva e bem-estar” foi apresentado pela autora Anna Clara de Oliveira Martins, de 16 anos de idade. “A ideia veio de um projeto familiar para sanar o problema de agrotóxicos e estou muito feliz de ter a oportunidade de apresentar este projeto e receber o prêmio”, ressaltou.

Sobre Responsabilidade, Tecnologia e Ciência, o prêmio foi concedido aos autores: Márcio Caixeta Teixeira, Naiara Martins Farias, Lucas Marcel Borges de Oliveira e Thatiane Nogueira Rosa, que apresentaram o trabalho: Produção de piso de concreto com adição de borracha.

“Fizemos a experiência sobre a substituição de borracha em relação ao volume de areia que é colocado no concreto. Este projeto foi tomado como referência para desenvolver uma ciclovia que foi pavimentada com este tipo de borracha em Uberlândia no rio Uberabinha. Foram utilizados os nossos resultados para definir um traço de concreto que pudesse ser usado para essa finalidade”, disse Márcio Caixeta.

Sobre a premiação, o professor do curso de Engenharia Civil destacou ter sido uma verdadeira surpresa tendo em vista a qualidade dos demais projetos apresentados sobre o mesmo eixo. “Ficamos muito felizes pelo nosso projeto ter sido o escolhido”, acrescentou.

No eixo Responsabilidade e Negócios, o trabalho eleito como o melhor foi: “Como os compulsores podem auxiliar na aprendizagem por meio dos treinamentos organizacionais”, de autoria de Fernanda Beraldo Barbosa.

O trabalho vencedor na categoria Gestão de Recursos Econômicos (naturais) foi: A gestão econômica dos medicamentos via oral utilizados para tratamento de diabetes mellitus em Araguari. Autores: Cecília Barbosa de Morais, Adriana Rodrigues Pessoa Londe, Camila Flávio de Lima, Ludmyla Isadora Silveira e Renner Pereira da Silva Melo.

No eixo Educação para o desenvolvimento sustentável foi escolhido “Ludiciclagem: a reutilização de materiais recicláveis em espaços ociosos da educação infantil dos autores: Maria Helena Belo de Araújo, Jéssica Pinheiro de Souza e Maria Eduarda Santos da Silva. “Estou no 4º período de pedagogia e foi uma surpresa receber este prêmio. Estou muito feliz”

Sobre Educação e Inclusão, o trabalho selecionado como o melhor foi: “Fechem os olhos, tapem os ouvidos: o direito de exercer a cidadania em sua plenitude com responsabilidade e compromisso social”. Autores: Juliana de Sousa Faria, Andreia Regina da Silva, Marcos Bernardes Junior, Nayara da Silva Fernandes e Rafaela Borges Calixto.

“Os gêneros multimodais no desenvolvimento dos alunos nas séries iniciais” foi selecionado no eixo Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável. Autores: Valéria Alves da Silva Rosa, Leda Freire Soares, Matheus Taylor Souza Borges e Rosangela Leite Aguilar Cardoso. “Nunca cheguei a imaginar que receberia um prêmio como este”, enfatizou emocionada Rosangela, que está no 7º período de Pedagogia.

“Casos de brumadinho e Mariana: perspectiva legalista ao bem jurídico ambiental penalmente tutelado” foi escolhido como o melhor no eixo Sustentabilidade e Direitos. Autores: Edmar Morais de Oliveira, Jeovane Vieira Junior, Lucas Vinícius de Sousa e Osmar Peixoto Mendes Junior.