Congresso Científico é promovido pelo IMEPAC - IMEPAC

Congresso Científico é promovido pelo IMEPAC

Na noite dessa terça-feira, 21, o IMEPAC deu início às atividades do V Congresso Científico, que se estende até quinta-feira, 23. O evento é voltado aos universitários e conta com a presença de palestrantes renomados.

Iniciado em 2011, o projeto de extensão contempla diversas áreas do conhecimento, dentre elas: Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Responsabilidade e Negócios; Tecnologia e Ciência para o Desenvolvimento Sustentável; Responsabilidade e Direito; Educação e Inclusão.

Segundo o Diretor de Graduação e Pós-Graduação, Roberto Félix Iasbik, foram 250 trabalhos aprovados, sendo 200 banners e 50 apresentações orais. “A proposta do congresso é fomentar a iniciação científica, e nós percebemos que tivemos engajamento muito grande por parte dos alunos. Buscamos a excelência sempre e a pesquisa e o congresso vem fortalecer a instituição como um todo. Além disso, tivemos a inscrição de cem pessoas da comunidade externa, demonstrando o alcance da instituição”, ressalta.

O coordenador do curso de Farmácia, Herbert Cristian de Souza, que faz parte da organização do evento, explica que os temas abordados envolvem aspectos multidisciplinares. “Vivemos em um mundo dinâmico, rápido, e por meio do congresso é possível apresentar temas que convergem para isso, principalmente assuntos da atualidade como é o tema deste congresso, responsabilidade socioambiental”, destaca.

“Diversos temas são apresentados por meio de palestras, dentre eles: educação, tecnologia, engenharia, ciências humanas, direito, saúde, tecnologia e desastres ambientais como o que ocorreu em Brumadinho enfatizando o impacto deste desastre na vida das pessoas em termos econômicos, sociais e na saúde”, exemplificou.

Palestrantes de Araguari, da região e de vários estados do país participam da programação. No total são oito eixos desenvolvidos em apresentações de banners quanto de publicações orais em sala de aula, assuntos inéditos, inovadores e outros relevantes para a sociedade, que contribuem para o avanço da ciência. “Estamos em uma faculdade e o nosso papel é ensino, pesquisa, e a parte científica é a mola propulsora do desenvolvimento de vários países, sem falar da parte de ganho de conhecimento. Temos o congresso voltado para a parte do impacto da responsabilidade socioambiental e para a parte do impacto do desenvolvimento da ciência”, acrescentou.

Segundo a Diretora Geral do IMEPAC, Divânia Araújo Freitas, o congresso científico foi idealizado pela instituição, juntamente com coordenadores e professores que entenderam a importância do conhecimento científico na formação dos alunos. “Esta possibilidade da divulgação do trabalho dos estudantes, sem dúvida nenhuma contribui não só para a autoestima deles de ver o trabalho sendo divulgado, mas também por reconhecerem a importância do conhecimento para mudar a realidade, seja do local onde vão atuar, seja da comunidade como um todo; e a instituição tem investido muito nisso na questão da extensão e da iniciação científica porque a gente acredita que o conhecimento deve servir para melhorar e mudar a vida das pessoas, buscando soluções para ter um mundo melhor”, afirma.

De acordo com o Diretor Executivo do IMEPAC, José Júlio Lafayette, a participação dos alunos cresce a cada ano, assim como a presença da comunidade. “O local de pesquisa é aqui, dentro da instituição de ensino superior. Então para nós do IMEPAC é um momento de muita alegria, pois muito será aplicado na sociedade, pois são pesquisas que trazem benefícios a toda a sociedade”, destaca.

O aluno do 10º período de Direito, Camilo Ramos de Oliveira, escolheu o tema incesto para ser apresentado durante o congresso. “No Brasil o incesto não é considerado crime e este fato me chamou muito a atenção, por isso decidi me aprofundar no tema para apresentá-lo neste congresso, que é de bastante valia para a nossa formação acadêmica”, considera.