Confira as últimas atividades do Projeto Integrador II de Enfermagem e Farmácia - IMEPAC

Confira as últimas atividades do Projeto Integrador II de Enfermagem e Farmácia

O Projeto Integrador II – Processo de saúde e doença: território estático e dinâmico dos cursos de graduação em Enfermagem e Farmácia tem como objetivo trabalhar o processo de saúde e doença, as intervenções multiprofissionais e interdisciplinares, bem como conhecer a Rede de Atenção em Saúde (RAS) do município. O trabalho possibilita ao aluno identificar as necessidades de saúde da população adstrita e de prestar um cuidado contínuo e integral.

Nesse sentido, foram realizadas visitas técnicas à UBSFs e a outros 10 pontos da RAS, com o intuito de operacionalizar o aprendizado teórico.

Os locais visitados pelos alunos foram:

• UBSF Miranda I e II
  • UBSF Mari Eugênia I e II
  • UBSF Gutierrez
  • Secretaria Municipal de Saúde/Atenção Primária
  • Setor de Odontologia
  • Setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD)
  • Policlínica
  • Santa Casa
  • UBS Amorim
  • Núcleo de Apoio à Saúde Mental (NASM)
  • Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
  • Farmácia Municipal
  • Unidade de Pronto-Atendimento (UPA)

Após o momento de reconhecimento da RAS, os alunos realizaram visitas domiciliares nas UBSFs acima citadas. Com questionários confeccionados por eles mesmos, as visitas foram realizadas buscando a descrição do perfil de saúde-doença da população adscrita em cada uma das UBFS. Por fim, os alunos realizaram 3 ações em distintas, sendo uma em cada UBSF, objetivando intervir nas principais doenças encontradas durante as visitas domiciliares.

Os eventos realizados e seus respectivos objetivos foram:

09/11 UBFS Miranda I e II: Prática de exercícios na 3ª idade e alimentação saudável

12/11 UBSF Gutierrez: Controle da Hipertensão Arterial/Glicemia, teor de açúcar dos alimentos e saúde bucal.

21/11 UBSF Maria Eugênia I e II: Saúde mental e uso racional de medicamentos.