Concreto reforçado com fibras (CRF): O que é? Pra quer serve?

O concreto ainda é um dos materiais de construção civil mais utilizado no mundo. Justamente por isso, exige-se o conhecimento das suas propriedades e comportamento mecânico para que seja bem aplicado. Sabe-se, a princípio, que é um material heterogêneo e de fratura frágil. Ou seja, possui pequena capacidade de deformação antes da sua ruptura à tração.

Pensando nisso, diversas propostas técnico-científicas foram apresentadas para reduzir essa limitação do concreto. Uma das alternativas é a utilização de fibras na sua composição. São utilizadas fibras vegetais, de vidro e mais comumente a fibra de aço. Que possuem tamanhos e formas diferentes, além de se organizarem na pasta de concreto, de maneira descontínua.

A utilização de fibras no concreto contribui positivamente, pois confere ao concreto, um acréscimo na resistência residual à tração pós-fissuração, uma vez que as fibras atuam como ponte de transferência de tensões entre as fissuras. E, por dificultar a propagação de fissuras no material, aumenta a sua ductilidade. Observa-se ainda, o aumento da tenacidade do compósito, que é a capacidade de absorver energia.

O uso de compósitos reforçados com fibras na construção civil ocorre há milhares de anos. No Egito Antigo já se empregava a palha natural a fim de reforçar tijolos de barro para a construção de suas casas. Atualmente, os compósitos possuem diversas aplicações na construção civil, tais como em painéis de vedação vertical, telhas, pavimentos, túneis, dentre outros.

Estudos realizados mostram que a adição de fibras de aço promove ganhos para a resistência à compressão, resistência à tração e módulo de tenacidade do concreto.

Percebe-se ainda, que a influência do teor de fibras na tenacidade à flexão é maior que a influência da resistência à compressão do concreto. O aumento de teor de fibras é favorável, pois uma quantidade maior de fibras interceptará a fissura formada, melhorando a capacidade de absorção de energia pós-fissuração do compósito.

Além do concreto reforçado com fibras (CRF), muitas outras inovações estão aparecendo no mercado da construção civil. No curso de Engenharia Civil do IMEPAC, incentivamos nossos alunos, através dos Projetos Integradores e pesquisas, a terem contato com as inovações e acompanharem as tendências para que permaneçam sempre atualizados.

Por: Prof. Raphael Fonseca Dias
Engenheiro Civil
Mestre em Construção Civil pela Universidade Federal de Uberlândia
Professor e coordenador do Curso de Engenharia Civil – IMEPAC Centro Universitário