CONCLUSÃO DO GOOGLE FOR EDUCATION COURSE PROMOVIDO PELO E-LABORE CERTIFICA PROFESSORES DO ISCTAC EM MOÇAMBIQUE/ÁFRICA - IMEPAC

Em setembro, professores do ISCTAC – Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande, localizado na cidade da Beira em Moçambique, participaram do Google For Education Course.

Essa ação foi promovida pelo e-LABORE em parceria com o The Ladder Irlanda/Brasil e a Missão África. A formação ocorreu por meio do Google Meet, conectando simultaneamente Irlanda, Brasil e Moçambique.

No último encontro on-line, realizado no dia 30 de setembro, tivemos a visita da Professora Clare Davis, diretora da Pós-Graduação na Ashdown Academy de Londres, oportunidade em que foi ampliado mais um ponto de conexão, no caso, com a Inglaterra.

“Esse trabalho veio para reafirmar ainda mais, a necessidade de capacitar professores em soluções tecnológicas e, com isso, impactar positivamente na interação aluno/professor dentro do ambiente digital, o que vem revolucionando a maneira de ensinar e aprender no mundo todo.” Flavia Cardoso – Design Estrategist The Ladder Irlanda/Brasil.

O foco principal foi desenvolver na prática, conhecimentos acerca de plataformas, ferramentas e organização didático-pedagógica relacionados à utilização das tecnologias digitais para as aulas no ensino remoto.

Provocada fortemente pela pandemia, a necessidade em democratizar e potencializar o uso das tecnologias na educação tem acelerado a curva de aprendizado digital de professores em todo o planeta. Também os alunos, agentes centrais nesse processo, precisam ter acesso e conhecer essas novas possibilidades. Pensando nisso, iremos oferecer um curso voltado aos alunos do ISCTAC para que o processo de ensino-aprendizagem possa ser construído de forma mais completa e efetiva” Rejane Cristina Rubio Rodrigues da Cunha – coordenadora do e-LABORE.

É sabido que a educação está passando por transformações em uma esfera global. Os desafios enfrentados pelos docentes nas aulas remotas não se restringem aos aspectos individuais, pois envolvem as condições regionais e culturais relacionadas à estrutura e acesso ao conhecimento e recursos para promoção do ensino.

Nos encontros síncronos tivemos contato direto com as limitações de capacidade de internet em Moçambique. Ficou evidente o empenho e compromisso incondicional dos professores que persistiram em transpor as barreiras para participarem do curso. Foi uma experiência ímpar, de intensa troca de aprendizados sobre plataformas digitais e superação da realidade.” Danilo Faria de Moura – membro do e-LABORE.

Durante o curso, espontaneamente, os participantes expressaram algumas de suas percepções:

“Foi uma honra estar com vocês durante todo tempo que estivemos conectados, apesar de tanta dificuldade que enfrentamos. Vamos nos preparar para as próxima capacitações de modo que sejam cada vez melhores. É uma honra também receber o certificado do curso de capacitação em ensino remoto.” Profº Agostinho Fernando Maluque

“Obrigada pela atenção dada a nós, mesmo com problemas de internet. Está formação fará diferença no ensino e aprendizagem.” Profª Jean Salete da Amélia Fernando Bonde Jemuce

“Foi uma experiência única e marcante.” Profº Felix Ernesto

“Foi uma experiência muito boa estar aqui, um prazer enorme estar com pessoas tão simpáticas. Acho que nossa grande preocupação será passar esse conhecimento para outros professores e principalmente, para os estudantes que precisam ter domínio também dessas ferramentas para possamos nos conectar de maneira mais eficaz. Aos facilitadores o meu, o nosso, muito obrigado.” Profª Vânia António Rodrigues Janela

“Os encontros foram todos produtivos, aprendi o suficiente para poder fazer a multiplicação dos vossos ensinamentos para os demais. Espero que essa conexão não termine para caso de dúvida, a gente entrar em contato.” Profº Jorge Daniel Araújo Cofe

“Sem palavras… Foi lindo a vossa entrega e interesse em transmitir este conhecimento muito importante. Vamos, de uma forma conjunta, fazer valer este ensinamento junto aos nossos estudantes.” Profº Andre Geraldo Nikutume

Destacamos ainda, um depoimento de participante coletado no formulário de avaliação final do curso:

“Esta formação abriu portas para um novo mundo, um novo método de dar aulas. Além de transmitir conhecimento, de dar a conhecer novas plataformas veio ensinar aos formandos (eu e os meus colegas) uma nova linguagem, uma nova forma de comunicar em que a distância não importa. Afinal, vivemos numa aldeia global e eu sinto-me abençoada de finalmente poder fazer parte do todo. Algo tão simples pode aproximar-me dos meus alunos, estar em contato permanente. Em tempos difíceis, de pandemia, a vida não pára. Estamos longe e tão perto! Vivendo, aprendendo, evoluindo, sem barreiras. Somos um país jovem com um longo caminho a percorrer… Obrigada Rejane, Flavia e Danilo por nos terem dedicado o vosso tempo, pelo carinho e pela paciência. A vossa “presença” mudou vidas. Bem hajam!” O autor não é identificado no formulário de avaliação.