Colaboradores do IMEPAC participam de curso com foco em Libras - IMEPAC

Colaboradores do IMEPAC participam de curso com foco em Libras

Nesta semana, colaboradores do IMEPAC participaram de mais um módulo do curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), oferecido pela instituição e organizado pelo NAAP (Núcleo de Acessibilidade e Atendimento Psicopedagógico).

Segundo Juliano Marques, psicólogo responsável pelo NAAP e tradutor/intérprete de LIBRAS, em torno de 70% do conteúdo contempla sinais como saudações, cursos, de departamentos da instituição e documentações. Para facilitar o processo ensino-aprendizagem são inseridas dinâmicas nas aulas, dentre elas, de como atender uma pessoa surda que deseja fazer a sua matrícula, por exemplo.

“O surdo que passa no vestibular precisa, em seguida, fazer todo o processo de matrícula. Inicialmente ir ao protocolo com os documentos necessários, em seguida secretaria e departamento financeiro, assim, principalmente os colaboradores desses setores, e de outros que têm contato direto com o aluno, foram incentivados a participarem do curso.

Desse modo, a capacitação objetiva oferecer esta experiência, algo próximo da realidade”, destacou Juliano.

O discente surdo do 7º período do curso de Pedagogia, Marcos Vinícius Guimarães Ferreira, e também colaborador do IMEPAC, participa das aulas e tem motivado os colegas a aprenderem a língua de sinais.

Ele conta que a deficiência auditiva não limita o seu crescimento profissional. “Consigo atender as demandas que são solicitadas no meu setor e os meus colegas de trabalho tentam ao máximo se comunicar, e essa interação é muito importante, pois as pessoas precisam ter consciência de que para haver a inclusão é necessário que, antes, haja empatia”.

A recepcionista Patrícia Marçal, que também participa da capacitação, disse que a convivência com o colega facilita o processo ensino-aprendizagem. “Aprender Libras não é fácil, mas com esforço estamos obtendo bons resultados. A convivência com o Marcos no trabalho tem sido importante, pois além de ajudar a intermediar conversas entre ele e os alunos podemos praticar a língua diariamente”, afirmou.