Colaboradores do IMEPAC participam de capacitação voltada ao atendimento às pessoas com deficiência - IMEPAC

Na noite dessa terça-feira (23), colaboradores do IMEPAC participaram de mais uma aula do curso de capacitação oferecido pela instituição e organizado pelo NAAP (Núcleo de Acessibilidade e Atendimento Psicopedagógico).

O curso ministrado por Juliano Marques, psicólogo responsável pelo NAAP, tem como principal objetivo possibilitar a interação entre os colaboradores do IMEPAC com as PcD’s que façam parte da Comunidade Acadêmica, seja como aluno ou colaborador.

Em torno de 80% do conteúdo oferecido durante o curso é direcionado para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tendo em vista que há quantidade expressiva de alunos e profissionais do IMEPAC surdos e, ainda, por ser a deficiência que encontra uma das maiores barreiras para a acessibilidade,  a barreira comunicacional.

O representante do NAAP explica que os últimos módulos serão voltados para outras deficiências: “Abordaremos, ainda, nos módulos finais, de maneira lúdica e dinâmica, formas de receber as PcD’s em todas suas categorias, sensoriais, físicas e intelectuais. Vamos estimular nossos colaboradores para o desenvolvimento de um processo empático com essas pessoas. O IMEPAC é uma instituição extremamente preocupada com a acessibilidade e a inclusão, tem o Plano Institucional de Garantia da Acessibilidade e uma Comissão que acompanha as ações ali propostas em todas as dimensões: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática, e aquele que considero a mais importante de todas, a atitudinal”.