Cerimônia de descerramento de placa da afiliação ao CMS - IMEPAC

Cerimônia de descerramento de placa da afiliação ao CMS

Ontem, 06 de novembro, foi um dia muito especial para a nossa instituição. Pudemos reunir no Centro de Simulação Realística o nosso corpo de gestão, boa parte dos nossos colaboradores, o Prefeito Marcos Coelho, o Presidente da Câmara Municipal Wesley Lucas e demais autoridades do município, para celebrarmos juntos o descerramento de placa da nossa afiliação ao Center for Medical Simulation (CMS) de Boston, EUA.

Este é um acontecimento inédito no Brasil, que representa uma grande conquista para a educação e saúde do nosso país e, a partir de agora, estaremos na vanguarda do uso da simulação em saúde, sendo os únicos no país afiliados ao CMS, da Universidade Harvard.

Para que pudéssemos consolidar essa afiliação muito trabalho foi necessário, desde a construção do maior centro de simulação realística da América Latina até a preparação de instrutores através do curso SATT – Simulation as a Teaching Tool, ministrado em abril deste ano, pela primeira vez em língua inglesa na América Latina.

Durante a abertura da cerimônia, nosso diretor executivo José Júlio Lafayette falou sobre a importância dessa conquista e reforçou o compromisso do IMEPAC com o desenvolvimento de Araguari e região. Ele aproveitou a presença dos convidados para apresentar também alguns dos números de atendimentos realizados por nossa instituição, gratuitamente, no Centro Ambulatorial. Essa ligação entre os inúmeros atendimentos que prestamos se faz importante neste momento em que estamos ainda mais comprometidos com as questões de saúde, e planejando novas ações através da construção do hospital.

José Júlio, emocionado com o momento que a instituição tem vivido, disse aos convidados que

“o IMEPAC vem sempre com boas surpresas. Nossa família, que hoje é formada por quase 600 pessoas, é composta por mentes brilhantes que trabalham diariamente para fazerem coisas boas e novos projetos. Então, nós estamos apresentando uma questão inédita no Brasil, que foi divulgada nos principais meios de comunicação do país, razão pela qual eu recebi esta semana mensagens de pessoas de vários lugares do país, nos parabenizando por essa conquista. Isso nos enche de orgulho e de força pra continuar!”

O coordenador do nosso curso de Medicina, Dr. Henrique Pierotti Arantes, explicou aos presentes o que representa a afiliação com o CMS e a forma como isto impacta positivamente, não só Araguari e região, mas todo o Brasil.

“Eles compartilham de valores que são muito semelhantes aos nossos, por isso esta parceria tende a ser muito benéfica pra nós. A ideia a partir desta afiliação é fazer diversas coisas, algumas delas são relacionadas à academia e outras não. Uma delas é promover a melhoria dos processos do Centro de Simulação, processo de trabalho, aumento de fidelidade para o aluno ficar mais engajado para atender o paciente e a gente poder trabalhar com ele o que realmente ocorre. Outra vertente é como integrar a simulação no currículo, como promover o desenvolvimento docente, e o que eles estão mais animados é com a construção do Hospital Universitário, em que eles têm vários projetos em treinamento em simulação para sistemas e processos, e para simulações dentro do hospital. No fundo, o que a gente quer é ter profissionais melhor formados que possam atender melhor a nossa população!”, disse Dr. Henrique.

A proposta dessa parceria é tornar o IMEPAC um polo de formação de profissionais em simulação médica. O coordenador explica que

“como esta afiliação é exclusiva no Brasil, a ideia é traduzir todos os cursos e teorias do CMS para o português, para que sejam ministrados aqui em Araguari. As pessoas virão do Brasil inteiro para serem treinadas aqui no nosso Centro de Simulação.”

Essa afiliação vem para abrilhantar ainda mais tudo o que temos feito!