Centro Universitário IMEPAC recebe homenagem da Prefeitura Municipal de Araguari pela trajetória marcante na história da educação e da saúde. - IMEPAC

Centro Universitário IMEPAC recebe homenagem da Prefeitura Municipal de Araguari pela trajetória marcante na história da educação e da saúde.

Saúde, tecnologia de primeiro mundo e exclusividade em parceria internacional foram pontos marcantes durante a condução da homenagem.

Representantes do Centro Universitário IMEPAC e do Hospital Universitário Sagrada Família reuniram na manhã de ontem, 14/09, com o Poder Público de Araguari, autoridades e a imprensa local, para receberem uma homenagem pelo trabalho desenvolvido no município de Araguari. Durante o evento, a equipe IMEPAC/HUSF fez uma apresentação sobre a parceria do IMEPAC com o Center For Medical Simulation de Harvard (CMS). O encontro aconteceu na Prefeitura Municipal de Araguari, e foi marcado por muita emoção e entusiasmo por parte dos presentes. 

O Centro Universitário IMEPAC de Araguari tem se destacado como uma referência internacional no campo da saúde desde 2019. A instituição mantém uma parceria sólida com o Center For Medical Simulation (CMS) de Harvard (sendo a única filiada na América Latina) que oferece programas de desenvolvimento contínuo para os docentes e profissionais da área da saúde, visando melhorar a segurança, a qualidade e a educação na área da saúde.

A filiação do IMEPAC ao CMS é uma conquista notável e representa um marco importante para a instituição. Ser filiado a uma das instituições mais prestigiadas do mundo permite ao IMEPAC ter contato com os melhores especialistas em simulação médica, bem como acesso a materiais educacionais avançados e métodos de ensino inovadores.

Além disso, confere prestígio e reconhecimento internacional ao IMEPAC, o que, por sua vez, traz benefícios significativos para Araguari e região. Essa parceria promissora tem o potencial de atrair estudantes, professores e parceiros de todo o mundo para a região, não apenas fortalecendo a economia local, mas também enriquecendo a diversidade cultural e o ambiente acadêmico. O aumento da visibilidade do IMEPAC como uma instituição de excelência não apenas melhora a qualidade da educação e pesquisa na cidade, mas também eleva o prestígio de Araguari como um centro de inovação e conhecimento na área da saúde.

Com relação ao desenvolvimento profissional contínuo dos docentes e profissionais do IMEPAC, essa parceria propicia programas de treinamento avançado com especialistas do CMS. Em seu pronunciamento, o Dr. Henrique Arantes, Diretor do Centro de Simulação Realística do IMEPAC e Diretor de Ensino e Educação Continuada do HUSF, destacou a importância da implantação dos programas internacionais de treinamentos de simulação realística para a formação do profissional de saúde, evidenciando as práticas de aprendizado de excelência incorporadas ao HUSF antes mesmo de sua inauguração. O Hospital passou por testes de simulação intensivos realizados em parceria com o CMS e líderes da Mater Education, uma afiliada do CMS na Austrália. 

Atualmente, são desenvolvidos diversos projetos de aprendizagem contínua em todo o hospital, focando na capacitação de pessoas para realização de procedimentos com qualidade e segurança. Recentemente, o hospital implantou o sistema Circle Up©, um sistema informal de reuniões diárias e check-ins entre pares, para apoiar o cuidado seguro, a adaptabilidade e o bem-estar da equipe.

Outro projeto que está sendo implementado é o que traz uma nova abordagem para conferências sobre Morbidade e Mortalidade, conhecido como “Ouvir e Aprender” (L&L). Essa abordagem promove a discussão sobre o desempenho com uma lente de segurança: em vez de focar exclusivamente em aspectos negativos durante o tempo de aprendizado, as equipes do hospital adotarão uma abordagem que utiliza uma perspectiva de segurança para analisar tanto casos de rotina altamente bem sucedidos quanto resultados adversos.

O HUSF implementou também o “Programa de Prontidão à Beira Leito”, um treinamento de suma importância para a prontidão dos funcionários para prestar assistência, e que aborda temáticas como a comunicação, a segurança e a dinâmica sobre comportamento em equipe no ambiente hospitalar.

O reflexo de todo esse aparato tecnológico se traduz na oferta de segurança aos pacientes. No entanto, para que todo esse processo se concretize, é imprescindível contar com um time de profissionais dedicados. Sobre esse aspecto, o Reitor do Centro Universitário IMEPAC e Presidente do HUSF, José Júlio Lafayette, reitera: “Eu quero agradecer a todos os colaboradores que foram primordiais para chegarmos até aqui. Essa parceria é um reflexo de todo esse trabalho, estamos vivenciando um momento excepcional na saúde e educação. Estou muito emocionado em saber que o HUSF vai realizar sonhos, principalmente daqueles pacientes que nunca imaginaram ter acesso a uma saúde de qualidade. Podemos dizer que somos um dos melhores hospitais do Brasil e possuímos tecnologia de primeiro mundo. 

O Diretor Superintendente do HUSF e Diretor do Curso de Medicina do IMEPAC, Doutor Marcelo De Assis, afirmou que o IMEPAC e o HUSF representam um presente para Araguari e região. Ele ressalta que os recursos humanos no hospital devem ser desenvolvidos em todos os aspectos, e que os programas de simulação vieram para agregar valor. 

É notório o entusiasmo do Prefeito Municipal de Araguari, Renato Carvalho, o qual destacou em sua fala: “Estamos vivenciando uma oportunidade ímpar em inovação e tecnologia na educação e saúde e o Centro Universitário IMEPAC contribui efetivamente para que isso aconteça. O conjunto desses pilares agrega valor para toda a sociedade. Todos nós estamos vivenciando um momento espetacular e eu tenho muito orgulho de fazer parte de tudo isso”. 

Fica evidente que essa homenagem ficará eternamente gravada na trajetória do IMEPAC. É por isso que é tão importante lembrar que o Centro de Simulação Realística do IMEPAC possui um ambiente totalmente equipado com simuladores e equipamentos modernos que reproduzem situações comuns e complicações médicas, com instrutores treinados e grupo teatral para atuar como pacientes e familiares simulados. Por outro lado, o HUSF se apresenta como um centro de saúde que veio para transformar a sociedade. A parceria internacional do IMEPAC/HUSF/CMS comprova a excelência do trabalho que vem sendo executado em prol de uma saúde humanizada que beneficiará mais de dois milhões de pessoas de Araguari e cidades vizinhas.