Centro universitário IMEPAC destaca importância e diferenciais do ensino presencial - IMEPAC

Centro universitário IMEPAC destaca importância e diferenciais do ensino presencial

Nos últimos anos, o sistema educacional passou por uma transformação significativa e, com a eclosão da pandemia, o ensino a distância tornou-se mais prevalente. No entanto, as atividades presenciais ainda são relevantes e necessárias quando se pretende uma educação mais completa e abrangente. O Centro Universitário IMEPAC, uma instituição em busca da excelência no ensino superior, acredita na importância do ensino presencial para uma formação de qualidade.

A educação superior deve estar alicerçada no tripé ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa, daí a importância das atividades presenciais para que o estudante desenvolva todos os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao seu desempenho profissional e pessoal. As atividades práticas em laboratórios, o contato permanente com os professores e as atividades de extensão e iniciação científica são alguns dos diferenciais do ensino presencial.

A instituição investe continuamente em sua infraestrutura para proporcionar um ambiente de aprendizagem ideal. O campus possui salas de aula confortáveis, com quadros, projetores e ar-condicionado, laboratórios modernos, uma vasta biblioteca física e virtual e salas interativas que viabilizam o aprendizado colaborativo. Os professores têm acesso direto à gestão acadêmica, permitindo uma comunicação eficaz e a melhoria contínua do processo ensino aprendizagem.

Divânia Freitas, pró-reitora de ensino, pesquisa e extensão do IMEPAC, reforça que, para garantir a qualidade do corpo docente, mais de 80% do quadro possui titulação de Mestrado e/ou Doutorado, além de experiência profissional e acadêmica e uma formação continuada através do e-Labore, núcleo responsável por dar todo o suporte para que possam desenvolver seu potencial pedagógico.

“Incentivamos também a participação dos alunos em atividades extracurriculares e eventos acadêmicos, tornando-os parte da carga horária obrigatória no currículo do curso”, diz a pró-reitora. A instituição viabiliza a realização dessas atividades ao longo do semestre letivo, como as Jornadas Acadêmicas, o Congresso Científico Internacional e o Se Joga, além dos 22 projetos de extensão e da política de pesquisa institucional.

A abordagem pedagógica do IMEPAC visa proporcionar a melhor formação acadêmica e emprega metodologias ativas, como sala de aula invertida, aprendizagem entre pares e/ou baseada em problemas, ensino híbrido, gamificação, entre outras. “Usamos também a metodologia com o Arco de Maguerez e uma organização didática que considera a Taxonomia de Bloom para criar um ambiente de aprendizado rico e inovador, que se integra à tecnologia de informação e comunicação”, explica o professor Éverton Hipólito de Freitas.

Na avaliação do professor Éverton, uma das vantagens significativas do aprendizado presencial é o contato direto com os estudantes, permitindo a resolução de problemas em tempo real e um ambiente colaborativo. O aluno torna-se mais envolvido e desenvolve competências sócio emocionais, como comunicação, empatia, autonomia, pensamento crítico, entre outras.

A vivência universitária no IMEPAC tem um papel fundamental na formação do estudante, para além da obtenção do diploma. A instituição prepara os alunos para uma vida profissional e pessoal próspera, incluindo conhecimento teórico e prático, responsabilidade socioambiental, habilidades de comunicação, análise crítica, respeito às diferenças, autonomia e cidadania global.

Murilo Miranda Aleixo, estudante de Agronomia, destaca as vantagens deste modelo de ensino em relação ao ensino a distância. Para ele, o ensino presencial proporciona uma troca de conhecimento mais efetiva com os colegas, facilidade para retirada de dúvidas, utilização da infraestrutura da faculdade, como biblioteca, salas de metodologia e fazenda escola, além do networking com profissionais que já estão no mercado de trabalho.

Murilo reforça que a relação com os professores e colegas de classe é sensacional, pois a troca de ideias faz com que dúvidas frequentes, que surgem no momento da aula, sejam sanadas de maneira ágil. Ele considera que participar de atividades extracurriculares é fundamental para complementar a aprendizagem e conhecer outras áreas de interesse. “Gostei muito de participar do Agrofarm, onde cada grupo ficou responsável por uma cultura e realizou todo o processo de preparo de solo, plantio e apresentação desse plantio e cultura para os demais grupos”, diz o universitário.

A acadêmica Giseli Fernandes Nunes Brazão concorda. “Como estudante de Medicina Veterinária, escolhi o ensino presencial por permitir uma maior troca de experiências com meus colegas e com o corpo docente. Minha turma está empenhada e focada, o que facilita a aprendizagem. Escolhi o IMEPAC por ser uma instituição séria e de alta qualidade. Acredito que, com muito foco, disciplina e construindo boas relações, poderei me destacar profissionalmente. Estudar no IMEPAC é o primeiro passo que dei para me diferenciar no mercado de trabalho e estou certa de que isso fará toda a diferença no futuro”, almeja a estudante.

Por fim, a tecnologia desempenha um papel vital no modelo presencial, servindo como ferramenta mediadora do processo de ensino e aprendizagem. O IMEPAC disponibiliza várias ferramentas de tecnologia, como quadros digitais, projetores inteligentes, mesa anatômica, manequins de alta fidelidade e sistemas de gerenciamento, para aprimorar a experiência de aprendizado.

O ensino presencial também proporciona ao aluno desenvolver seu networking desde o início do curso, na convivência com seus professores e colegas, exigindo também o desenvolvimento de competências para a relação interpessoal e saúde emocional, tão necessárias no mundo atual. O professor Éverton enfatiza que o docente tem o dever de compartilhar experiências, erros e acertos com seus alunos, aprender e crescer juntos. “A educação mudou a forma como alunos e professores interagem, e é crucial conduzir os alunos na direção certa, compartilhando conhecimento e adquirindo novas habilidades”, finaliza.