Banco Central lança sistema de pagamento instantâneo – PIX - IMEPAC

Banco Central lança sistema de pagamento instantâneo – PIX

Foto: Reprodução/Banco Central

Plataforma do BC estará disponível para a população a partir de novembro deste ano

Lançado no dia 19 de fevereiro o PIX é um sistema de pagamentos e transferências instantâneos por meio do qual as transações poderão ser realizadas com mais rapidez e segurança.

O sistema desenvolvido pelo Banco Central não terá limite de horário, funcionará em qualquer dia do ano e o valor transferido será imediatamente disponibilizado na conta do recebedor.

Resumindo, com o PIX os usuários não precisarão esperar dias para que o dinheiro transferido “caia” na conta.  O sistema estará disponível para a população a partir de novembro de 2020 e permitirá transações por diversos meios, inclusive por aplicativos móveis.

Como funciona atualmente?

As opções de transferência disponíveis atualmente são:

  • TED (Transferência Eletrônica Disponível): o dinheiro enviado a outro banco é creditado na conta do recebedor até as 17h do mesmo dia da transação;
  • DOC (Documento de Ordem de Crédito): o dinheiro fica disponível na conta do destinatário no dia seguinte à transação, mas caso esta seja efetuada após as 22h pode demorar mais de um dia útil para que o dinheiro “caia” na conta de destino; além disso, atualmente o valor máximo que pode ser transferido via DOC é de R$ 4.999,99.

Essas duas opções funcionam apenas em dias úteis, de forma que quando o usuário faz uma transferência durante o final de semana ou feriado, o valor é disponibilizado somente no próximo dia útil.

Qual o objetivo do PIX?

De acordo com o Banco Central, o PIX foi criado para tornar as transações financeiras entre pessoas, organizações do governo e empresas mais ágil e fácil. O sistema de pagamentos funcionará 24h por dia, durante os 7 dias da semana, inclusive feriados nacionais.

As transferências imediatas e os pagamentos poderão ser realizados utilizando dados simples, como CPF ou CNPJ, e-mail ou número de celular, assim como com a leitura de QR Codes.

Para efetuar transações por meio do PIX, os usuários (pagador e recebedor) deverão possuir uma conta em banco, fintech ou instituição de pagamento. Serão aceitas contas correntes, poupanças ou contas de pagamento. Não será necessário que os envolvidos na transação tenham conta no mesmo banco ou instituição financeira.

QR Codes

Para as transações via leitura de QR Code serão utilizados os estáticos e os dinâmicos. O primeiro pode ser utilizado várias vezes e possibilita a fixação de um valor para o produto ou a inserção do valor por parte do pagador. O segundo é um código que não pode ser reutilizado, sendo exclusivo para cada transação e é o mais indicado para pagamento de compras.

Especialistas em economia acreditam que o sistema criado pelo Banco Central irá estimular a competição entre as instituições, de modo que o consumidor final será o principal beneficiado.

Seria o fim do DOC, TED ou boleto? Possivelmente com o novo sistema criado pelo BC essas transações tradicionais fiquem em segundo plano ou até mesmo sejam extintas. Trata-se de uma preocupação das instituições financeiras com a experiência dos usuários. Já estamos ansiosos pela chegada do PIX!