Autoridades do Exército Brasileiro visitam o Centro de Simulação do IMEPAC - IMEPAC

Autoridades do Exército Brasileiro visitam o Centro de Simulação do IMEPAC

Sexta-feira, 02/08, foi um dia marcante para todos nós do IMEPAC. Tivemos a honra de receber a visita de autoridades do Exército Brasileiro para conhecer o Centro de Simulação Realística Reitor Bonifácio Andrada. Guiados pelo diretor executivo José Júlio Lafayette e pelo coordenador do curso de medicina, Dr. Henrique Pierotti Arantes, os oficiais puderam conhecer nossa estrutura e entender mais sobre sua finalidade.

Na ocasião, José Júlio falou aos oficiais sobre os constantes investimentos que vêm sendo feitos no IMEPAC, tanto os relacionados à estrutura quanto aos 35 projetos sociais hoje mantidos pela instituição. O General de Divisão Sérgio da Costa NEGRAES – Comandante Militar do Planalto, logo na entrada do Centro de Simulação disse estar “impressionado com a excelência do espaço, da arquitetura e da tecnologia que ali encontrou”.

Dr. Henrique guiou os visitantes a cada uma das salas do centro de simulação e explicou o funcionamento de cada ambiente e boneco. Os oficiais puderam ver um boneco adulto apresentando funções extremamente compatíveis com as do corpo humano, uma boneca gestante e seu bebê, que foi acionado para chorar na presença dos visitantes. Eles ficaram surpresos com os ambientes, a tecnologia e a semelhança do Centro de Simulação com um hospital real.

O General de Exército Oswaldo de Jesus FERREIRA – Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra 40 hospitais universitários federais espalhados pelo país, disse que esta foi a primeira vez em que ele esteve em um centro tão completo.

“Esta construção, este grande trabalho que envolve a simulação aqui no IMEPAC, eu nunca vi nada parecido. Posso dizer que estão de parabéns! É uma evolução muito grande, traz um sentido de realidade, permite um conforto inicial para aquele que vai ter que cumprir uma bela tarefa, que eu digo que é a arte de salvar vidas. Gostaria de destacar que vejo muito futuro aqui, mas um presente marcante”, disse o General Ferreira.

Ao final da visita, após terem conhecido todo o centro, o General de Divisão Jamil MEGID Júnior – Secretário Nacional de Transporte Terrestre e Aquaviário do Ministério da Infraestrutura, disse que nessa oportunidade eles puderam “comprovar que é um centro de excelência no treinamento dos futuros médicos e atendentes. Foi valioso entender como funciona o aprendizado aqui e saber que os profissionais sairão preparados para enfrentar as situações mais críticas, o que irá melhorar os resultados com os pacientes”. O General falou ainda sobre a importância do espaço que simula a chegada da ambulância com pacientes feridos em acidentes automobilísticos, devido ao número preocupante de mortes que acontecem no país por essa causa.

Foi extremamente gratificante para nós poder compartilhar nossos esforços com profissionais que fazem a diferença no nosso país!