Atividades de Simulação Realística na formação de profissionais da saúde são essenciais - IMEPAC

Na tarde de hoje (2), a Capela do IMEPAC sediou palestra sobre o tema: Simulação Realística. O assunto foi abordado por Kate Morse, Diretora dos Programas Internacionais e de Liderança em Educação no Centro de Simulação Médica em Boston, nos Estados Unidos.

De acordo com explicações direcionadas aos estudantes e profissionais do IMEPAC, é necessário que os alunos da área da saúde atuem em Centros de Simulação Realística antes de iniciarem procedimentos em pacientes. “Por meio da simulação é possível refletir acerca do trabalho realizado, sobre o que deu certo ou não; e o que pode ser aperfeiçoado. Sendo assim, é possível trabalhar com mais segurança, ir melhorando cada vez mais para depois ter o contato com os pacientes. Aprender com o paciente não é seguro e a simulação faz este papel”, considerou.

Para a Diretora Geral do IMEPAC, Divânia Araújo Freitas, o contato entre os alunos e a Professora Keite Morse vem ao encontro das propostas educacionais da instituição de ensino. “A fala da Profª Keite Morse aos alunos demonstra como a simulação realística é importante para a construção das habilidades e competências dos profissionais de saúde de forma segura e ética, inclusive com estudos comprovando sua eficácia, evidenciando o compromisso do IMEPAC com a qualidade do seu ensino e com a implementação de novas tecnologias”, destacou.