Aplicando o Projeto Integrador no Curso de Ciências Contábeis

Olá caro leitor, falaremos um pouco de uma ferramenta que tem funcionado de forma muito positiva no curso de Ciências Contábeis.

Um dos pilares do projeto integrador é unir várias disciplinas para refletir sobre um único tema. A ferramenta que utilizamos na contábeis é por meio da Metodologia da Problematização (M.P.) com o Arco de Maguerez, que se constitui de cinco etapas:

1. Observação da Realidade
  2. Identificação dos Problemas-Pontos Chaves
  3. Teorização
  4. Hipóteses de Solução
  5. Aplicação a realidade

Com essa metodologia nos projetamos a resultados muito satisfatórios, aqui o aluno é capaz de ser criativo, investigar, aprender e solucionar de acordo com a necessidade do mercado de trabalho.

Por meio da Metodologia da Problematização é possível que os problemas que prejudicam o melhor andamento das atividades na realidade vivida e observada, sejam detectados por meio de um exame atencioso do cenário alvo. O mesmo acontece nas organizações, onde o(s) problema(s) pode estar ligado ao processo produtivo da informação e/ou produto, na forma de execução e, até mesmo, no resultado final. Certamente, um bom diálogo com profissionais experientes e/ou com pessoas com envolvimento na realidade observada, pode ser uma ótima oportunidade de detectar problemas que precisam de solução.

Com as melhorias propostas no trabalho, o gestor teria uma performance mais eficiente na realização de tarefas dentro dos prazos previstos, cumprimento de metas e outros. Outra opção possível, por exemplo, é a apresentação de um artefato e/ou maquete, cartilha, documento, relacionado à proposta de solução do problema enfrentado.

Vale ressaltar que além de motivá-lo à inversão do mercado de trabalho, o aluno é levado ao trabalho em equipe, divisão de tarefas, cumprimento de cronogramas, liderança, interação e o desenvolvimento de outras habilidades. O aluno passa ser o protagonista na busca pelo conhecimento. Cabe ao professor direcionar, orientar e motivar o discente na busca pelo conhecimento. Podemos destacar Bordenave que afirma que “o aluno usa a realidade para aprender com ela, ao mesmo tempo em que se prepara para transformá-la” (BORDENAVE, 1989, p. 25).

Os nossos alunos vão nos surpreender, pode ter certeza!

Por: Prof. Fabiano José Lucas dos Santos