Aperfeiçoamento Docente Continuado 2020/1 - IMEPAC

Aperfeiçoamento Docente Continuado 2020/1

No dia 30 de janeiro, aconteceu o Aperfeiçoamento Docente Continuado 2020/1 (ADC). Diferente dos anos anteriores, neste semestre, atendendo as solicitações de coordenadores e professores, o evento ocorreu no início do período escolar.

Promovido pelo E-LABORE – Núcleo de Inovação Pedagógica e Aperfeiçoamento Docente, o evento contou com a participação do corpo dirigente, coordenadores de cursos e docentes do Centro Universitário IMEPAC.

“O tema central do nosso Aperfeiçoamento é, Transformando Ideias Pedagógicas em Realidade Institucional,” explicou a coordenadora do E-LABORE, Profª Rejane Rubio. A abertura foi realizada pela Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Divânia Araújo Freitas.

Em seguida, foi passada a palavra para a palestrante da noite, Prof.ª Ms. Leandra Mendes do Vale. Em um primeiro momento, abordando a temática, “Planejamento Docente: o Plano de Ensino-Aprendizagem em Foco.”

A palestrante explicou que “o objetivo desta primeira parte, é apresentar o novo formato do Plano de Ensino-Aprendizagem, que é um documento que norteia as ações do professor. Ele não é um documento para ser simplesmente preenchido, é um documento que precisa ser elaborado, pensado, com objetivos e estratégias claras para que o docente execute durante o semestre, visando a aprendizagem do aluno.”

Em um segundo momento, com percepção de todas as mudanças que o cenário educacional vem passando, foi abordado o assunto da Educação Hibrida e as tendências na modernidade. “No fim do semestre passado, o governo lançou uma portaria que aumenta a possibilidade das instituições oferecerem até 40% da carga horária presencial, em Educação a Distância (EaD). E atualmente o IMEPAC já tem alguns cursos que estão configurados nessa modelagem. Foi uma forma de socializar este conhecimento e alertar que o cenário educacional está mudando e nós precisamos nos adaptar,” esclareceu a professora Ms. Leandra.

A professora do curso de Farmácia, Rita Alessandra Cardoso, destacou a importância do ADC, ressaltando suas temáticas sempre atuais, importantes, “é um momento em que nós pensamos a educação de maneira mais abrangente.”

O coordenador do Curso de Engenharia Civil, Raphael Fonseca Dias, salienta que o ADC é uma rica oportunidade de aprimoramento profissional. “A coordenação sempre incentiva e motiva a participação de todos os professores, pois o ADC é um momento ímpar, em que nos oportuniza mais do que o aprimoramento, mas a troca de experiências e a integração do corpo docente da instituição,” finalizou.