Aperfeiçoamento Docente Continuado 2019/2 - IMEPAC

Aperfeiçoamento Docente Continuado 2019/2

Ontem, dia 16 de dezembro, aconteceu o Aperfeiçoamento Docente Continuado 2019/2 (ADC), que trouxe como temática central, Currículo por Competências: Contribuições e Desafios.

Promovido pelo E-LABORE – Núcleo de Inovação Pedagógica e Aperfeiçoamento Docente, o evento contou com a participação de todo corpo docente do Centro Universitário IMEPAC.

A abertura foi realizada pelo professor Roberto Felix Iasbik, diretor de Graduação e Pós-Graduação dos cursos noturnos, que destacou a importância de explorar novas possibilidades na inovação dos currículos.

Em seguida, foi passada a palavra para o palestrante da noite, Adriano de Sales Coelho, doutor em Educação-Currículo, Gestor-Educador; Analista de Sistema e Consultor Associado da Hoper Educação.

Adriano, destacou a relevância do evento e a assertiva escolha da temática, pois, segundo ele, currículo estruturado por competências é uma tendência que vem se consagrando como um caminho pedagógico muito interessante, desde a educação básica até o ensino superior.

“A educação básica acabou de fechar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), baseada em competências e a ideia é levar o corpo docente a refletir sobre isso e nos avanços em termos de modelagem acadêmica que essa nova visão acarretará,” esclareceu Adriano de Sales Coelho.

No mesmo sentido, o professor Roberto Iasbik, reitera que a reflexão e discussão do tema foi inspirado “considerando que hoje, o que é mais imprescindível no perfil de nosso egresso, é toda competência que ele estruturou por meio do conhecimento e das habilidades desenvolvidas dentro do curso escolhido. Assim, apesar de atualmente as nossas matrizes curriculares serem baseadas em conteúdos, o que o aluno vai precisar é desenvolver as competências necessárias através desses conteúdos para ser um profissional de excelência,” finalizou o professor.