APERFEIÇOAMENTO CONTINUADO DE DOCENTES DO IMEPAC - IMEPAC

APERFEIÇOAMENTO CONTINUADO DE DOCENTES DO IMEPAC

Nesse momento em que todos fomos desafiados a nos adaptarmos frente a um cenário até então inédito, a educação migrou suas salas físicas para ambientes virtuais e assim, os professores tiveram a difícil tarefa de se reinventar no aspecto didático-pedagógico, revendo suas metodologias e incluindo ainda mais tecnologia em suas práticas. Frente a esse contexto, o e-LABORE (Núcleo de Inovação Pedagógica e Aperfeiçoamento Docente), ao longo desse período de distanciamento social esteve ao lado dos docentes do Centro Universitário IMEPAC Araguari e Faculdade IMEPAC de Itumbiara, dedicando esforços na garantia de todo apoio necessário.

Entre várias ações realizadas, destaca-se o Curso On-line “Práticas pedagógicas on-line em tempos de desafios e novas oportunidades: o futuro chegou!”, desenvolvido em parceria com a CEaD (Coordenação de Educação a Distância), perfazendo uma carga horária de 40 horas. Oportunidade em que os docentes puderam conhecer na prática, diferentes ferramentas digitais e metodologias ativas para enriquecimento das aulas on-line.

Nesse espírito de interação e compartilhamento, no dia 11/08/2020, o e-LABORE promoveu o ADC 2020-2 (Aperfeiçoamento Docente Continuado), evento que acontece no início de cada semestre letivo, tendo como temática “Design de Aprendizagem em Ambientes Virtuais”. O ADC foi realizado on-line, por meio das ferramentas Google e contou com mais de 120 participantes, que interagiram com a facilitadora Prof.ª Leandra Mendes do Vale. Todos os participantes que responderam a avaliação do evento, registraram que “indicariam a outros colegas a participação em eventos similares”, além de deixarem alguns comentários, tais como:

“Não perco a oportunidade de participar do ADC, é um pontapé inicial para o semestre de forma produtiva e enriquecedora”; “Satisfação em participar de momentos de aprendizado intenso como este. Gratidão pelo convite e pela oportunidade de aprimorar o conhecimento”.

Outro evento que vale destaque, foi a Oficina Pedagógica “Como Organizar seu Material no Classroom?”, ocorrido no dia 13/08/2020. Foram mais de 70 participantes envolvidos nas atividades práticas propostas. Entre os comentários dos participantes que preencheram a avaliação do evento, citamos:

“Só tenho a agradecer toda equipe do e-LABORE. Vocês são incríveis!”; “Evento muito importante para auxiliar na nossa capacitação junto aos recursos digitais e o fato de ter sido ofertado antes do início das aulas ajuda muito, porque conseguimos treinar nas plataformas. Muito bom!”; “Evento de muito aprendizado! Somente gratidão”.

Paralelamente aos eventos promovidos, o e-LABORE realizou mais de 150 atendimentos individualizados, apoiando e acompanhando os professores nas mais diversas demandas. Complementarmente, elaborou e divulgou documentos de orientação e, também, didático-pedagógicos. Dentre eles salientamos a produção de e-books, compartilhando práticas de metodologias de aprendizagens ativas adaptadas para o ambiente virtual.

Nesse processo de reinvenção e avanços, o e-LABORE expandiu suas fronteiras e estabeleceu ações interativas internacionais para 2020/2. Uma delas foi o estabelecimento de parceria solidária com uma design strategist, formadora em metodologias ágeis, integrante do The Ladder (Irlanda) e co-fundadora do The Ladder Brasil, inaugurando as ações compartilhadas com o oferecimento de Oficina Pedagógica para nossos coordenadores de cursos e professores do Projeto Integrador, em uma transmissão on-line diretamente da Irlanda.

Outra ação que merece destaque é que, para além das realizações em favor dos nossos docentes IMEPAC, o e-LABORE se lançou em uma empreitada pedagógica, dessa vez, solidária e humanitária, em parceria com a Missão África. Assumiu a formação de todos os docentes de uma instituição conveniada com o IMEPAC, situada na cidade da Beira, em Moçambique. Assim, a partir de setembro realizará o “Google for Education Course” (Programa de Capacitação em Ensino Remoto) que capacitará docentes africanos, fortemente impactados pela pandemia da Covid-19, no domínio e utilização de recursos e ferramentas digitais para a aplicação em suas aulas remotas.

“O e-LABORE está presente na promoção do aperfeiçoamento continuado de nossos professores, sempre buscando compreender os desafios vivenciados com a pandemia e encontrar as melhores oportunidades de aceleração pedagógica”. Rejane Cristina Rubio Rodrigues da Cunha – Coordenadora do e-LABORE.