Ambulatório do IMEPAC promove “Ansiedade e era digital na adolescência” - IMEPAC

Ambulatório do IMEPAC promove “Ansiedade e era digital na adolescência”

Momento pra deixar o celular de lado e descontrair!

No último sábado, 01 de junho, a coordenação do ambulatório do IMEPAC, em parceria com a pediatra dra. Zelma Santos (especialista em Adolescentes), e com uma equipe multiprofissional (Educação Física, Nutrição, Psicologia), promoveu um encontro com adolescentes para tratar o tema da ansiedade na era digital.

Segundo a coordenadora do ambulatório do IMEPAC, Daniella Corcino, 140 adolescentes participaram das atividades. Em uma manhã descontraída, eles tiveram a oportunidade de ouvir e serem ouvidos.

De acordo com a pediatra responsável pelo evento, dra. Zelma, “os adolescentes geralmente não têm com quem falar. Os pais cobram muito dos filhos, no entanto passam muito tempo no celular. As escolas também falam pouco sobre a ansiedade, sobre os transtornos causados pelo uso excessivo dos aparelhos digitais. Aqui, esses adolescentes puderam relaxar e entender um pouco mais sobre o momento que estão vivendo”.

O evento aconteceu das 8h30 às 11h, e contou ainda com atividades propostas por alunos da Liga Acadêmica de Fisiologia do Exercício Clínico, do curso de Educação Física, que foram uma excelente oportunidade para os jovens deixarem os celulares de lado e se exercitarem. A organização do evento ofereceu aos participantes um delicioso café da manhã e um stand de jogos da Futuristic Games, de Araguari.

“Esse evento foi o primeiro passo para que muitos outros possam ser feitos. Setembro é o mês do adolescente, e provavelmente faremos muitas atividades, que possam inclusive envolver os pais e educadores. É importante abordar esse tema, os casos de ansiedade, depressão, obesidade, e uma série de outros transtornos aumentaram muito nos últimos anos”, disse dra. Zelma, que idealizou esse evento a partir das necessidades observadas nos atendimentos aos adolescentes no ambulatório do IMEPAC.

Daniella Corcino finalizou o evento com a sensação de dever cumprido, dizendo: “o número de inscrições superou as minhas expectativas. Fiquei muito feliz com a interação entre os adolescentes e os palestrantes. E agradeço a confiança dos pais que permitiram a participação de seus filhos”.