Alunos do IMEPAC realizam projeto voluntário “Quem sabe salva” de capacitação em primeiros socorros - IMEPAC

A Lei Lucas, que tornou obrigatório o ensino de primeiros socorros nas escolas de educação básica, vem sendo cumprida em diversos estados do país, mas ainda há muito a ser feito para garantir a segurança das crianças e jovens nas escolas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, há cerca de 400 mortes por ano por engasgo ou parada cardiorrespiratória entre crianças e jovens, sendo necessário uma ação rápida para evitar a evolução do quadro. Diante desse cenário, três alunos do curso de Medicina do IMEPAC elaboraram o projeto voluntário “Quem sabe, salva” com intuito de capacitar profissionais da educação sobre primeiros socorros, enfatizando a ressuscitação cardiopulmonar e a manobra de hemlich para desengasgo.

A ação foi realizada no dia 12 de janeiro, na Escola Municipal “Ediene da Silva Dias”, em Ouvidor (GO). Na ocasião foram capacitados cerca de 100 professores e colaboradores da rede básica de ensino do município. O aluno Luciano Silvano Vaz do Nascimento idealizou o projeto, que recebeu a orientação do professor da disciplina de Primeiros Socorros, Renato Urzedo. Participaram também os estudantes Brener de Matos Xavier (5º período) e Bianca Xavier (6º período), além de mais dois colegas de outras instituições.

O acadêmico Luciano explica que esta foi a primeira vez que o treinamento foi oferecido para as escolas do município. “A capacitação dos professores e colaboradores nas escolas públicas e particulares em primeiros socorros é fundamental. Conhecer as técnicas básicas de salvamento, como a manobra de Heimlich, que ajuda a liberar o ar de uma pessoa que esteja engasgada, e a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), que pode salvar vidas em caso de parada cardiorrespiratória, é crucial para garantir a segurança e a vida dos estudantes”, afirma Luciano.

De acordo com Renato Urzedo, os alunos, desde que participaram da sua disciplina, no primeiro período do curso de Medicina, já comentaram sobre o quanto achavam importante esse assunto ser abordado para a população em geral. Durante as aulas, o professor destaca a importância das manobras do primeiro atendimento e o quanto seria importante que pessoas leigas soubessem realizá-lo. “Ter a atitude de um voluntariado é importante para a formação dos nossos alunos, até mesmo para que eles iniciem o contato com a realidade que vão encarar um dia”, diz o professor.

Capacitação no IMEPAC

O IMEPAC oferece aos alunos os cursos da AHA – American Hearth Association, de nível internacional, que têm também o propósito de levar o conhecimento para a população. “Acredito ser de grande importância que a população em geral conheça as práticas de primeiros socorros, visto que essas simples atitudes pode ajudar a salvar vidas. Em resumo, a capacitação em primeiros socorros é uma obrigação por lei e uma responsabilidade social das escolas públicas e particulares. Investir nesse tipo de treinamento pode salvar vidas e tornar o ambiente escolar mais seguro para crianças e jovens”, conclui Renato.