Alunos do curso de farmácia apresentam projeto integrador sobre Plantas Medicinais - IMEPAC

Dia 04/12, quarta-feira, aconteceu a apresentação do Projeto integrador (PI) das turmas do terceiro e quarto períodos do curso de de Farmácia do Centro Universitário IMEPAC.

O projeto integrador, disciplina oferecida pelo curso, teve como principal objetivo ampliar os conhecimentos básicos sobre plantas medicinais, bem como sua utilização na área da saúde.

A professora da disciplina, Dr.ª Mirian Ribeiro Moreira Carrijo, explicou que “foi realizada uma pesquisa de campo, pelos alunos, em diversos bairros de Araguari/MG, Estrela do Sul/MG e Catalão/GO, a fim de obter um levantamento etnobotânico.”

A professora ainda informou que os resultados obtidos contemplaram a utilização, dosagem, posologia e indicação terapêutica das plantas medicinais, como também o risco das interações farmacológicas e intoxicações.

“As Tadalafil 10mg prix en pharmacie plantas estudadas foram: Crajirú (Arrebidaea chica); Amora (Morus-nigra); Cana-de-Macaco (Costus Spicatus); Aranto (Kalanchoe daigremontiana); Alecrim (Rosmarinusofficinalis); Carqueja (Baccharis trimera); Guaco (Mikania Glomerata) Sabugueiro (Sabucus Nigra); Melão de São Caetano (Mormodica charantia L.) e Pata-de-vaca (Bauhinia forficata),” esclareceu a professora.

Ela também explicou que, a partir do que foi estudado no projeto integrador, os alunos se interessaram em ajudar a desenvolver futuramente o horto medicinal na fazenda escola do IMEPAC, com a finalidade de produzir material didático para formação do aluno sobre plantas medicinais em um universo terapêutico.

“Em nome dos alunos, agradeço as professoras, Me. Aline Fernandes Hipólito e Me. Norma e ao Coordenador do curso de farmácia, professor Dr.º Herbert Cristian de Souza, que muito apoiaram o desenvolvimento do projeto,” finalizou a professora Dr.ª Mirian Ribeiro Moreira Carrijo.