Alunos do curso de Enfermagem desenvolvem Brinquedo Terapêutico

Com o objetivo de promover uma estratégia de aprendizagem ativa e contextualizada, os alunos do 7° período do curso de Enfermagem do IMEPAC desenvolveram um Brinquedo terapêutico (BT), para ser utilizado em situações reais durante as práticas da disciplina de Atenção à Saúde da Criança.

O trabalho foi desenvolvido sob orientação e supervisão do Prof. João Paulo Assunção, e sua metodologia abordou etapas de pesquisa e busca de referências contendo evidências científicas sobre o tema; problematização de situações comuns no cuidado à criança hospitalizada ou em cuidado domiciliar; e produção/adaptação de um brinquedo, instrumento ou equipamento de enfermagem.

Os BT’s foram apresentados em sala de aula, simulando sua utilização e empregabilidade no cotidiano do enfermeiro que atua em unidades pediátricas. O resultado foi fantástico e gerou diversos elementos para discussão e reflexão acerca do cuidado de enfermagem.

O IMEPAC se preocupa em oferecer um ensino humanizado, sobretudo aos profissionais que atuarão na área da saúde. Por isso, o desenvolvimento de atividades de ensino contextualizadas com a prática profissional são muito importantes. Nosso método prioriza a formação de pessoas que possam, efetivamente, transformar vidas.