Alunos do curso de Agronomia do IMEPAC marcam presença na 1° Abertura da Safra Mineira de Café - IMEPAC

A ação inédita desse evento da cafeicultura mineira integra as regiões produtoras de café do estado, considerando que Minas Gerais é o maior produtor de café do país e o Triângulo Mineiro é referência nesse setor. O evento aconteceu no dia 01/06 na sede da Coocacer e reuniu cerca de 900 participantes da cadeia produtiva de café. O intuito foi fomentar e promover a conexão entre a cadeia produtiva, fortalecer os laços e valorizar o trabalho de quem movimenta essa cultura com muito êxito e maestria.

Diversas autoridades marcaram presença, entre elas o Deputado Estadual Doorgal Andrada, o Governador Romeu Zema e o Ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro. O Centro Universitário IMEPAC foi um dos patrocinadores que acreditou na grandiosidade desse evento e, para enriquecer ainda mais o cenário que já estava deslumbrante, contou com a participação de alunos e docentes do curso de Agronomia.

Fermentação induzida foi o tema abordado pelos alunos do curso de Agronomia.  Essa técnica é um processo inovador que combina tradição e ciência para elevar a qualidade do café a patamares inimagináveis, proporcionando aos grãos sabores únicos e aromas intensos.

A coordenadora do curso de agronomia, Natália Silva, ressaltou a significância da cafeicultura como uma cultura altamente influente no Brasil, destacando ainda a produção dos cafés especiais em nossa região. O evento que marca a abertura da safra mineira é de extrema importância, uma vez que reúne diversos cafeicultores. A participação e vivência dos alunos de Agronomia do IMEPAC nesse contexto são essenciais, proporcionando-lhes prática, conhecimento de mercado e a oportunidade de fazer networking com todas as empresas presentes.

A proposta elaborada pelos alunos refere-se à fermentação induzida do café, que tem a finalidade potencializar a qualidade da bebida, transformando-a em um café premium. Para quem tem interesse em cursar agronomia no IMEPAC, Natália adianta que o setor do agronegócio é bastante aquecido, possui diversas áreas de atuação e tem muitas oportunidades de emprego, visto que é uma área que possibilita diversas atuações. A coordenadora aproveitou a oportunidade para ressaltar que o curso de Agronomia do IMEPAC oferece diversas atividades dinâmicas em uma estrutura ampla, moderna e com um corpo docente especializado. Em breve, as inscrições para o vestibular agendado estarão abertas e ela convida a todos para fazer parte do time de Agronomia do IMEPAC.

A aluna Jordana Florêncio, do 3° período do curso de Agronomia, explicou a técnica de fermentação induzida: “a gente trouxe uma proposta para mostrar que o cafeicultor pode, sim, ter um café especial na fazenda dele, através da microbiologia que está presente no café. Um exemplo são as leveduras, e nós trouxemos a fermentação em pó, o lactobacillus e o açúcar mascavo. Com isso, fazemos testes anaeróbicos que é a ausência de oxigênio através dessa fermentação, e conseguimos produzir um café especial de alta qualidade. Cursar Agronomia sempre foi um sonho para mim, porque eu sempre quis estar inserida nesse meio e, graças ao IMEPAC, eu consegui realizar esse sonho e eu sou aluna do Projeto Chave, uma oportunidade única, uma mudança de vida que o IMEPAC proporcionou para mim. A instituição oferece amplas oportunidades e possui laboratórios especializados e professores qualificados. Se você persistir, poderá se tornar um profissional diferenciado, concluiu Jordana”.

Os alunos do curso de Enfermagem, também marcaram presença junto ao Expresso Saúde, prestando atendimento de qualidade a todos os participantes.

Em breve as inscrições do vestibular agendado estarão abertas, essa é a oportunidade perfeita para quem quer se tornar um excelente profissional do agro.