Alunos de Medicina apresentam resultados de diagnósticos realizados em comunidades - IMEPAC

No dia 06 de junho, os alunos do 2º período do Eixo 2A “Atenção à Saúde Individual e Coletiva” do curso de graduação em Medicina participaram de uma Oficina de Trabalho para apresentação das Cartografias. A atividade pedagógica foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde com o intuito de mapear e obter um panorama de todo o componente dinâmico sobre todos os aspectos dos territórios das unidades de saúde Gutierrez e São Sebastião.

A ação possibilitou aos atores envolvidos (acadêmicos, colaboradores da equipe multiprofissional de saúde) realizarem uma análise situacional sobre os aspectos sociais, epidemiológicos, econômicos, culturais e sanitários que exercem direta influência no processo saúde-doença dessas comunidades no âmbito do contexto histórico e político.

Para condução da Ação Educacional foi realizado o diagnóstico local para conhecimento de todas as particularidades inerentes a esses cenários, especialmente no que tange aos problemas de saúde mais comuns e frequentes da população residente e que utilizam os serviços nela disponíveis. Ao final ficou evidente a expressiva aquisição de conhecimento e a capacidade de transformação para melhoria do serviço de saúde a partir da interação e construção compartilhada da Cartografia na integração IMEPAC/Prefeitura (Secretaria de Saúde). O trabalho foi realizado sob a supervisão dos docentes Priscilla Quintanilha e Rodrigo Alves Garcia.