Alunos de Engenharia de Produção desenvolvem projeto de iniciação científica na empresa Arroz Vasconcelos - IMEPAC

A iniciação científica possibilita aos alunos contato com diferentes grupos e linhas de pesquisa, a partir da orientação com pesquisadores experientes, promovendo o aprendizado de técnicas e métodos científicos, e estimulando o desenvolvimento do pensamento científico, criatividade e inovação. Desde 2018, o IMEPAC oferece aos seus alunos um programa de Iniciação Científica, o PRO-IC, a fim de estimular nos discentes a prática científica, sendo essa fundamental para a solução de problemas e situação que cerceiam o mercado de trabalho.

Dentre os trabalhos aprovados no ano passado, temos a proposta intitulada “Estudo e Caracterização da Cadeia de Suprimentos de Arroz, Feijão e Café: um estudo de caso na empresa Arroz Vasconcelos”, que vem sendo desenvolvida pelo coordenador do curso de Engenharia de Produção, Prof. Walter Andrade; pelos alunos Caio César Calderon de Almeida, Nike Anderson da Silva Silvano e Victor Lúcio da Silva Silvano; e por Ademir Martins, mestre em Qualidade Ambiental e colaborador da empresa Arroz Vasconcelos.

Em suma, o projeto tem como objetivo estudar e caracterizar as cadeias produtivas do arroz, feijão e café, otimizando a gestão da cadeia de suprimentos da empresa supracitada, que é líder no mercado de alimentação básica. Convém destacar que o desenvolvimento da proposta de pesquisa se deu a partir de uma demanda do próprio colaborador Ademir Martins, que viu na faculdade uma forte parceira na busca por melhorias nos processos e procurou a coordenação de curso de Engenharia de Produção, sendo prontamente atendido.

De acordo com o cronograma proposto, o projeto está em fase de conclusão da coleta de dados e início das análises, por meio das quais serão apontadas as alternativas mais viáveis para a execução dos métodos na empresa. A princípio as rotas analisadas se inserem no eixo Araguari, Uberlândia e Uberaba.