Alunos de Engenharia Civil fazem visita técnica às obras do HUSF - IMEPAC

Alunos de Engenharia Civil fazem visita técnica às obras do HUSF

No dia 09 de novembro, sábado, no período da manhã, os alunos do curso de Engenharia Civil fizeram uma visita técnica à obra do Hospital Universitário Sagrada Família (HUSF) guiada pelos professores Márcio e Nathália, pela engenheira de segurança, Juliana Fischer, pelo técnico de segurança, Nike, e pela engenheira civil responsável pela obra, Luiza Galante.

O objetivo dessa visita técnica foi abordar na prática as questões relacionadas à segurança do trabalho e mostrar aos alunos a etapa de execução em que a obra se encontra. No primeiro momento da visita, para a matéria de segurança do trabalho, foi demonstrado todo o dimensionamento do canteiro de obras e a logística envolvida, além disso, os responsáveis falaram sobre quais foram as soluções adotadas para um projeto tão grande.

Foi discutida a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), as condutas dentro da obra e a documentação de colaboradores. Em seguida os alunos e responsáveis entraram na obra e houve uma explicação a respeito da etapa de fundação. O procedimento que estava sendo executado no dia foi o de perfuração de estaca em hélice contínua monitorada. Os alunos puderam acompanhar as soluções de engenharia adotadas na obra para deixar o procedimento mais rápido e cumprir com todos os requisitos de normas.

A oportunidade de poder acompanhar de perto uma obra da dimensão do HUSF será enriquecedora para a formação dos nossos alunos de engenharia e com certeza uma oportunidade única.