Alunos de Enfermagem realizam treinamento sobre transporte seguro de paciente para colaboradores da Missão Sal da Terra - IMEPAC

Nos dias 20 e 21 de outubro, alunos do 9° e 10° período da graduação de Enfermagem do Centro Universitário IMEPAC ministraram, no Centro de Simulação Realística Reitor Bonifácio Andrada, um treinamento sobre Transporte Seguro de Paciente para a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguari e Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Pampulha e São Jorge, de Uberlândia, geridas pela Missão Sal da Terra.

A assistência ao paciente durante o transporte em ambiente interno aos serviços de saúde é de responsabilidade da equipe de Enfermagem. A atividade é estabelecida pela Resolução Cofen 588/2018. Transportar o paciente de um local até o outro, seja dentro do serviço ou entre diferentes instituições de saúde, significa responsabilizar-se integralmente pelo cuidado da pessoa até o destino. O transporte jamais deve agravar a situação de saúde ou criar situações clínicas de difícil resolução. De acordo com o Cofen, os serviços de saúde devem assegurar as condições necessárias para atuação do profissional responsável pela condução do meio (maca ou cadeira de rodas). Todas as intercorrências e intervenções ocorridas durante o processo de transporte devem ser registradas no prontuário do paciente.

“Tivemos no primeiro momento os colaboradores Porteiros/Maqueiros e Motoristas das UPA Araguari e as UAIs Pampulha e São Jorge, de Uberlândia. Os discentes do 9º e 10° período de Enfermagem e Preceptores, em conjunto com a enfermeira da Educação Permanente da UPA Araguari abordaram a parte teórica e posteriormente a simulação de movimentação de pacientes com baixa, média e alta complexidade”, diz Fabiana Silva Oliveira, Enfermeira Educação Permanente da Missão Sal da Terra. “O treinamento contou com comprometimento, companheirismo, planejamento e profissionalismo de todos os envolvidos. A metodologia inovadora do Centro de Simulação possibilita a melhor absorção do conteúdo abordado, impactando positivamente na prática diária dos colaboradores”, completa.