Alunos de Direito visitam grandes tribunais sediados em Brasília - IMEPAC

Alunos de Direito visitam grandes tribunais sediados em Brasília

No dia 30 de setembro, alunos da disciplina de Design de Carreira do bacharelado em Direito do IMEPAC visitaram o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), localizados em Brasília (DF). A visita foi toda planejada para gerar experiência in loco, nos principais órgãos públicos de atuação, para os profissionais que se formam no curso.

A excursão contou com 31 estudantes, que percorreram pontos como a Praça dos Três Poderes, a Maquete Lúcio Costa e o Bosque dos Constituintes. Depois, fizeram uma visita guiada aos grandes tribunais e ao Congresso Nacional. “Nosso objetivo foi proporcionar uma vivência nos principais órgãos públicos da carreira de Direito. Todos relataram que a experiência foi muito importante, alguns ficaram emocionados”, diz a professora Aline Oliveira, responsável pela disciplina de Design de Carreira.

É o que conta o aluno Israel Willian Gonçalves Batista: “A visita técnica, feita a Brasília, vai ficar marcada na minha memória como um dos momentos inesquecíveis da minha trajetória acadêmica. Foi marcante conhecer os centros de onde partem as decisões que mudam os rumos do país inteiro. Além do mais, é dali que saem as principais referências para os estudantes e operadores do Direito. Um dos lugares que mais me impactou foi, sem dúvida alguma, o STF. Imaginar que, daquela instalação simples e relativamente pequena (a parte principal), provêm decisões que influenciam toda a nossa história enquanto nação, me fez sentir a grandeza dessa instituição”.

Dentre os principais aprendizados da visita, o estudante Melkisedeque dos Santos Pereira destaca a forma como devemos proceder, dentro das leis, para que a Justiça seja feita de uma forma concreta. “Despertou-me também uma visão ampla de como o Supremo deve agir dentro da Constituição, pois seus integrantes são os guardiões da nossa carta magna”, afirma.

Para a professora Aline, a dinâmica de ensinar e aprender não está vinculada apenas à exposição de teorias e conteúdos técnicos, mas é composta por toda uma vivência acumulada, que se estabelece em análise e compreensão. “Assim, submeter os discentes a estas atividades proporciona conhecer, de forma concreta, como e onde a carreira pode se estabelecer e ter seu desenvolvimento. Nesse contexto, são importantíssimas tais ações, para esclarecer e estimular o aprendizado para a construção do planejamento de suas carreiras”, justifica.