Aliança Pró Vida, IMEPAC- Araguari, promove a terceira edição do curso teórico-prático de primeiros socorros - IMEPAC

A Aliança Pró Vida, IMEPAC- Araguari, promoveu nos dia 13, 14 e 15 de setembro, a terceira edição do curso teórico-prático de primeiros socorros. Segundo informações da equipe organizadora do evento, foram recebidas 143 inscrições de várias áreas da saúde, batendo o recorde de inscritos.

Ana Carla Menezes, aluna do curso de medicina e uma das organizadoras do evento, explica que o curso proposto “aborda temas de primeiros socorros, queimaduras, parte de emergência, engasgamento, temas que serão encontrados no dia a dia e também na abordagem hospitalar. É um curso extremamente importante pra formação teórico-prática dos alunos por que é abordado de uma forma totalmente diferenciada.”

Ainda segundo informações, o curso é composto de três módulos. O primeiro consiste na parte teórica, onde os temas são tratados forma expositiva. O segundo módulo, é a prática assistida, onde os membros da Aliança ensinam a prática aos cursistas. E o terceiro é a prática geral, que é composta por simulação de vítimas.

Nesta terceira etapa, é interessante ressaltar que houve um treinamento e toda uma preparação, com maquiagem profissional bem realística para que pudesse, de fato, representar a realidade de forma fidedigna. “Inclusive nós contratamos um maquiador profissional que acabou de vir de dois cursos em São Paulo, então é bastante realístico, é bastante importante, e essencial para formação de qualquer estudante da área da saúde, não só da medicina,” destaca Ana Carla Menezes.

Além disso, o aluno do curso de medicina e um dos organizadores do evento, Othon Gautier Resende, destaca que no mês de outubro será lançado o edital para compor a equipe organizadora da próxima gestão (2019/2020), e convida a todos os alunos da área da saúde para participarem. Segundo ele, o edital estará disponível a partir do próximo mês no site oficial do IMEPAC.

O aluno ainda salienta que “o curso só está sendo realizado devido as grandes parcerias firmadas, entre elas o corpo de bombeiros, o IMEPAC, o centro de simulação realística e o Ambulatório, que nos propiciaram toda ajuda necessária,” conclui Othon.