Aconteceu no IMEPAC, o I Seminário sobre Violência Doméstica - IMEPAC

Aconteceu no IMEPAC, o I Seminário sobre Violência Doméstica

Aconteceu, ontem, 06/11, o I Seminário sobre Violência Doméstica. O Seminário sobreveio por intermédio de uma solicitação da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araguari, em nome do Dr.º André Luís Alves de Melo.

A realização do evento foi uma parceria entre o IMEPAC, por meio dos cursos de Direito, Enfermagem e Psicologia, Ministério Público de Minas Gerais, Delegacia da Mulher de Araguari; Centro De Alternativas Penais E Inclusão Social De Egressos Do Sistema Prisional- Capie Araguari (CEAPA) e o Associação de Apoio à Mulher Ação e Recomeço (AAMMAR).

A equipe organizadora do evento, ressaltou que a violência doméstica tem sido um dos temas mais discutidos nos últimos anos. O tema é polêmico e deve ser debatido em todos os meios. Por esse motivo, em nosso I Seminário sobre Violência Doméstica, cada envolvido no processo, além de profissionais ligados as áreas jurídicas, assistentes sociais e psicólogos puderam contribuir e explanar sobre suas atuações no combate a esse tipo de violência.

A Mesa redonda I, foi presidida pelos convidados, Fernando de Almeida Santos (Advogado criminalista) e Elaine Alves Barbosa (Gestora Social Do Centro de Alternativas Penais e Inclusão do Egresso do Sistema Prisional), que abordaram os Aspectos legais no amparo às mulheres vítimas de violência doméstica.

Em seguida, Cristina Ferreira de Carvalho, convidada da Associação de Apoio à Mulher Ação e Recomeço (AAMMAR), que realizou uma fala sobre a importância do incentivo ao recomeço a vítima de agressão.

Por fim, a Mesa Redonda II, contou com os palestrantes Klenio Antônio Sousa (Psicólogo) e Daiane Mary Silva (Assistente Social), que dissertaram sobre A importância da atuação psicossocial perante às vítimas de violência doméstica.

 “Ficamos imensamente felizes com o convite de organizarmos e participarmos deste evento que trouxe como foco o combate e superação da violência doméstica, a possibilidade de darmos visibilidade ao excelente trabalho que tem sido feito em nossa Comarca, além de divulgarmos as recentes alterações da Lei Maria da Penha. Foi sem dúvida, um momento de reflexão e debate sobre as questões que permeiam a violência doméstica e seus principais aspectos,” enfatizou Gleice Mara Silva Oliveira, coordenadora adjunta do Curso de Direito e uma das organizadoras do evento.

Karla Cristina Walter, coordenadora do Curso de Enfermagem, destacou a importância do seminário. “Sem dúvida foi um momento de extremo conhecimento multiprofissional em que foi possível abordar diferentes vertentes do tema. No campo da saúde, a violência doméstica acarreta problemas para a área desde o momento da recepção, que requer todo um cuidado do profissional, até a demanda da necessidade de serem criadas políticas públicas exclusivas, como também a necessidade de serem instituídos serviços direcionados de capacitação dos profissionais, prevenção e tratamento,” destacou.

Fabiana Pires Teobaldo, coordenadora do curso de psicologia e uma das organizadoras do evento, falou sobre a relevância dos múltiplos olhares para que se entenda a questão e dê as vítimas todo suporte necessário. Nesse cenário, “A psicologia tem um papel fundamental no recuperação das vítimas de violência doméstica, pois através do acolhimento e escuta ativa e qualificada, o psicólogo pode trabalhar diversas questões como autoestima, identidade, identificação de crenças disfuncionais. Trazer essas discussões para o ambiente acadêmico é contribuir para uma formação crítica e reflexiva do futuro profissional de psicologia,” finalizou a coordenadora.