AÇÕES FOCAM PROMOÇÃO À SAÚDE DO HOMEM “NOVEMBRO AZUL” ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO E FORAM DESENVOLVIDAS PELOS ACADÊMICOS DO 3º TERMO DE MEDICINA - IMEPAC

A correria do dia a dia faz com que o público masculino se dedique mais ao trabalho do que à saúde. Orientar a população sobre a importância aos cuidados da saúde masculina, foi um dos objetivos de uma ação realizado pelo Curso de Medicina IMEPAC , campus Araguari-Mg. por meio da disciplina Educação, Gestão e Conhecimento Científico em Saúde III – EGCS III, coordenada pelos professores Prof. Dr. Márcio Aurélio da Silva e Esp.DRa. Marislene Pulsena da Cunha Nunes. Os momentos ocorram por meio da orientação e acompanhamento da Docente Melissa Mariane dos Reis e os acadêmicos do 3º períodos nos referidos locais com uma vasta população masculina como na  empresa Minasol, Bosque  Bosque John Kennedy, Restaurante Napole e para a população masculina na UBSF Portal de Fátima I e II  e também com a população do comercio e empresas adscrita  na unidade de saúde e nas redes sociais, na semana do dia 15 ao 23 de novembro em que se comemora o mês que articula o movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Sendo realizado o acolhimento, aferição de sinais vitais, análise de risco cardíaco, IMC, testes de glicemia capilar, além de gerar profícuas orientações para estimular o autocuidado e contribuir significativamente para a compreensão da realidade singular masculina frente a saúde.

Segundo dados do Programa Nacional de Saúde (PNS), em 2019 o número de homens (69,4%) que foram ao médico foi inferior ao número de mulheres (82,3%). Por isso, é fundamental promover a valorização dos cuidados com a saúde do homem.

Desta forma os acadêmicos aproveitaram a oportunidade para abordar o homem em pontos estratégicos e dando a devida importância a saúde do homem como um todo e sua integralidade além da abordagem sobre o câncer de próstata, por meio de orientações conceituais da doença, sintomas e prevenção. Além disso, os alunos avaliariam o estado de saúde dos pacientes presentes ,assim, tendo a grandiosa oportunidade de vivenciar momentos de prestação de serviços educativos de elevado interesse à saúde pública, o que foi realizado com eficiência, ajustando a integração ensino-serviço promovida pela parceria entre o Centro Universitário IMEPAC e a Prefeitura Municipal de Araguari (Secretaria de Saúde) juntamente com a Atenção Primária à Saúde.