Acabou o ensino médio, o que fazer agora? - IMEPAC

Acabou o ensino médio, o que fazer agora?

Muitos jovens terminam o ensino médio e não sabem o que fazer a respeito do seu futuro. Trabalhar? Fazer faculdade? Qual faculdade fazer? É muito comum os jovens escolherem um curso que acreditam ser algo que lhes trará a realização pessoal e profissional, porém, no meio do caminho descobrem que fizeram uma escolha que não vai ao encontro de seus interesses.

Existem também aqueles que desejam abrir suas próprias empresas. É muito comum ouvir a frase: “Quero abrir meu próprio negócio, só não sei bem o quê.” Acredito que o motivo de as pessoas não saberem o que querem, se dá pelo motivo de não conhecerem o suficiente sobre tecnologia e sobre como utilizar a tecnologia para criar um produto inovador que venha a revolucionar o mercado.

Em ambos os casos, tanto aquele que não se decidiu sobre qual curso fazer e aquele que deseja abrir seu próprio negócio deveria seriamente considerar o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e vou dar alguns exemplos do porquê. Se pararmos para pensar sobre as empresas que surgiram de apenas uma vontade “ser o dono do próprio negócio” e hoje são sinônimo de inovação (Facebook e Uber) perceberemos que elas foram criadas a partir do uso da tecnologia a fim de facilitar a vida das pessoas.

Seu negócio pode, muitas vezes, ainda não ter sido inventado, pois você ainda não tem o conhecimento necessário para criá-lo. Se você ainda não encontrou uma forma de realizar o seu sonho do próprio negócio, talvez seja porque você ainda não procurou dentro da área da tecnologia.

A sua resposta e a sua ideia sobre qual negócio abrir estão no curso de ADS.

Não poderia deixar de mencionar também que o curso de ADS te prepara para o mercado de trabalho que mais cresce atualmente: o mercado da tecnologia. O curso forma programadores, desenvolvedores web, desenvolvedores de jogos, analista de dados, enfim, o aluno estará limitado apenas pela própria imaginação.

Existe, por exemplo, uma área que vem crescendo muito no Brasil que é a área de tecnologias assistivas. Nela pesquisadores desenvolvem tecnologias que estão ligadas à saúde, seja para assistir pacientes em algum tipo de tratamento, seja para tornar alguns exames menos invasivos, além de próteses, órteses e mais uma gama de aplicações.

Não sabe o que fazer a respeito do seu futuro? Faça o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e descubra.

Prof. Me. Luciano Brinck Peres

(Professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas)