A importância do controle de qualidade dos cosméticos

A importância do controle de qualidade dos cosméticos

Segundo pesquisas recentes, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial no consumo de cosméticos, e a cada ano, o país se aproxima dos Estados Unidos e Japão, que são os atuais líderes mundiais. Inúmeros fatores podem ser destacados para a crescente desse mercado, como a cultura da beleza, o envelhecimento da população e o aumento do poder de compra da classe C em nosso país.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as atividades de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, obtiveram a sexta maior participação na taxa global do varejo. Neste contexto, o setor de beleza está entre os dez principais segmentos do varejo, e isso não é mais mérito apenas das mulheres, pois graças ao público masculino que tem modificado seus hábitos e investido um pouco mais em produtos de beleza, o Brasil cresceu ainda mais seus números. Linhas de cremes e loções, itens de cuidados pré e pós-barba, perfumes e desodorantes estão fazendo sucesso entre os homens. Todavia, mesmo com esse crescimento, o mercado de beleza masculina ainda é pouco explorado.

O crescimento da demanda por cosméticos e produtos de higiene pessoal estimulou várias empresas a realizar pesquisas de tendências, e investir mais no controle de qualidade de seus produtos, para atender as novas necessidades do mercado. Deste modo, para garantir produtos de qualidade, as empresas buscaram melhorar suas as atividades de inspeção e testes necessários para assegurar que todos os requisitos especificados da legislação e normas em vigor sejam alcançados.

Para um controle de qualidade eficaz dos cosméticos, são realizadas diversas inspeções, desde a entrada dos diversos insumos químicos, até a saída do produto acabado, com rígido controle de qualidade em todos os processos.

A matéria-prima, por exemplo, é altamente inspecionada, onde se ressalta o grau de pureza dos reagentes, que devem atender os critérios do método de análise, incluindo a água que é utilizada. Além disso, vários outros testes físico-químicos, organolépticos e microbiológicos são realizados durante e após o processo de fabricação para garantir a qualidade e evitar problemas de saúde com os consumidores que farão uso desses produtos.

Portanto, todos os produtos cosméticos devem ser submetidos a um rigoroso controle de qualidade, e para isso, cabe a cada empresa disponibilizar todos os meios necessários para o setor do controle de qualidade realizar suas atividades de forma adequada e segura, viabilizando a liberação de produtos de qualidade num mercado cada vez mais competitivo.

Aline Fernandes Hipólito
Química e docente do Curso de Farmácia do IMEPAC