Acadêmicos do terceiro período do curso de Medicina do IMEPAC Centro Universitário promoveram ações de Educação em Saúde na Escola Estadual Paes de Almeida sob a supervisão da professora Líbera Helena Ribeiro Fagundes de Souza, docente no Eixo 2A Atenção à Saúde Individual e Coletiva, com a abordagem da “Sexualidade na Adolescência”.
Segundo relato da diretora da escola, Almerinda Vieira Ferreira, a interação educação e saúde é de extrema importância para o processo de aprendizagem. “A Secretaria de Educação do município de Araguari faz esta parceria com o IMEPAC no tocante a temas de relevância em saúde e sempre está de portas abertas, um exemplo recente foi a ação de sensibilização de vacinação contra a Influenza (Gripe). E agora com os acadêmicos de Medicina do IMEPAC fazendo parte da unidade de saúde do Bosque, houve possibilidade de trazê-los para dentro da escola, para mostrar para os nossos alunos o quanto é necessário a educação em saúde. Precisamos de profissionais da saúde que estejam em parceria com a escola para que possamos salvar vidas, pois é o que eu sempre falo para os alunos, a educação salva vidas”, destacou a diretora.
Os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de prestação de serviços educativos em saúde pública, propiciando o envolvimento e a participação ativa dos adolescentes, configurando uma ação do Programa de Saúde na Escola, política pública de saúde proposta pelo Ministério da Saúde. Este é o compromisso do IMEPAC, estar sempre junto à comunidade levando educação e promovendo saúde, conforme relatos da professora Líbera Helena Ribeiro Fagundes de Souza.