IMEPAC assina termo de cooperação com CISTRI

IMEPAC assina termo de cooperação com CISTRI

Acordo firmado possibilitará o treinamento dos profissionais do SAMU no Centro de Simulação Realística do IMEPAC e a inserção de estagiários dos cursos da área de saúde no SAMU.

Na manhã desta sexta-feira, 15, foi assinado no IMEPAC o termo de cooperação entre o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (CISTRI) e o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC), que garantirá o aprimoramento dos profissionais do SAMU, através do Centro de Simulação Realística do IMEPAC, e a inserção de alunos estagiários, incialmente, na unidade do SAMU de Araguari. Os alunos do curso de medicina iniciam o estágio na próxima segunda-feira, 18.

Participaram da cerimônia prefeitos, vereadores e secretários municipais de Araguari e cidades da região, além de autoridades da área de saúde. Para compor a mesa da cerimônia foram convidados o Diretor Executivo do IMEPAC, José Júlio Lafayette; o Diretor de Graduação e Pós-Graduação do curso de medicina do IMEPAC, professor Dr. Marcelo Cardoso de Assis; o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho; o Presidente do CISTRI e Prefeito de Tupaciguara, Tenente Carlos Alves de Oliveira; o Prefeito de Ipiaçú e vice-presidente do CISTRI, Leandro Luiz de Oliveira; o Secretário Executivo do CISTRI, Rodrigo Alvim; o Prefeito de Canápolis e Presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, AMVAP, Ualisson Carvalho Silva e o Presidente da Câmara dos Vereadores de Araguari, Wesley Lucas.

Esta é mais uma das portas que o Centro de Simulação Realística do IMEPAC abre para a melhora do atendimento de saúde na região. Especificamente ligado à área de urgência e emergência, o SAMU existe em Araguari e região desde 2013, a partir da criação do CISTRI e nos últimos oito meses atendeu mais de 20 mil pessoas.

Com a parceria, os atendentes, médicos, socorristas e toda a equipe do SAMU poderão realizar treinamentos no Centro de Simulação.

“Eu fico muito feliz, porque o SAMU surgiu de uma necessidade de uma melhor prestação de serviços à comunidade. Nós agradecemos muito essa parceria porque quem mais ganha com isso é a comunidade. Os nossos profissionais treinarão no Centro de Simulação Realística, os alunos do curso de medicina poderão fazer o estágio no SAMU, e com isso cada vez mais conseguiremos formar profissionais muito competentes”, disse em agradecimento o Presidente do CISTRI e Prefeito de Tupaciguara, Tenente Carlos Alves de Oliveira.

O IMEPAC também ganha muito com a parceria. Os alunos do curso de medicina terão a oportunidade de fazer estágio no SAMU, participando integralmente dos pronto atendimentos e assim, saindo ainda melhores qualificados para o mercado de trabalho.

“Nós do IMEPAC estamos preparados e animados para essa parceria. Nós somos uma Instituição com nota máxima no MEC, nota 5, e queremos aprimorar a qualidade do nosso ensino. Este é o nosso propósito. Por isso inauguramos em 2016 o Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader que só em 2018 fez mais de 26 mil atendimentos, o ônibus Expresso Saúde, que leva o atendimento médico onde não tem Unidade Pública de Saúde, inclusive em maio está chegando mais uma unidade, e nosso propósito com isso é transformar nossa região em referência no ensino de saúde no Brasil, e com isso, transformar também o atendimento público de saúde na região”, discursou o Diretor Executivo do IMEPAC, José Júlio Lafayette.

Nos meses de abril e maio, o IMEPAC receberá uma equipe de professores de Harvard que ministrarão um curso para a formação de instrutores do Centro de Simulação Realística. É a primeira vez que um curso desses é feito na América Latina. Dr. Marcelo Cardosos de Assis ressalta a importância do Centro de Simulação para Araguari de várias formas

“O que nós assistimos aqui nesta manhã é algo em que se comunga da vontade da iniciativa privada de ajudar a comunidade, e da abertura do poder público, representado por todos os prefeitos, secretários e vereadores aqui presentes, em receber essas ajuda. O que nós vemos nesse projeto de 2 mil m² é um hospital, não só um Centro de Simulação Realística. Os alunos, e agora os profissionais do SAMU terão acesso a consultórios, salas de cirurgia, enfermaria, enfim, uma estrutura completa para aprender ainda mais sobre todas as etapas de atendimento e procedimentos na área da saúde”, reforçou animado Dr. Marcelo Cardoso de Assis.

A expectativa de sucesso depositada neste projeto vem dos resultados positivos que o IMEPAC tem de outras parcerias. Exemplo disso são os mais de 26 mil atendimentos feitos pelo Centro Ambulatorial do IMEPAC no ano passado, e os atendimentos do Expresso Saúde. Ambos os projetos funcionam em parceria com o município de Araguari.

“Este momento é mesmo de agradecimento por esta parceria. Deixo toda a estrutura de Araguari a disposição do CISTRI e do IMEPAC para que a faculdade cresça ainda mais do que já cresceu. É muito bom poder contar com a inciativa privada trabalhando em conjunto com o poder público. Para dar uma ideia dessa importância, hoje, 80% dos atendimento de pediatria que são feito no município, são realizados no Ambulatório do IMEPAC, dentro daqueles mais de 26 mil atendimentos citados pelo José Júlio”, ressaltou o prefeito de Araguari, Marcos Coelho.

Unanime na fala de todas as autoridades, o nome do o ex-Prefeito de Centralina, Joédis Marques Ferreira não passou em branco. Ele foi um dos grandes entusiastas da criação do CISTRI e figura importante na articulação da regulamentação do SAMU junto aos órgãos estaduais e federais.

“Sinto que, como parte que sou do Triângulo Mineiro e Alto-Paranaíba, tinha obrigação de dar minha contribuição. Fico extremamente feliz em ver os projetos na área da saúde aqui na região crescendo tanto. E eu aproveito até para ser um grande entusiasta da vinda de todos os prefeitos e representantes das cidades da região para a inauguração do Centro de Simulação. É um projeto muito importante é que beneficiará muito nossa região”, complementou Joédis.

Com a assinatura do contrato, a parceria começa oficialmente na próxima segunda-feira, 18 de março. A inauguração do Centro de Simulação Realística do IMEPAC está marcada para a segunda-feira, 25.

Os presentes

Entre os convidados presentes estiveram também o Prefeito de Monte Carmelo, Dr. Saulo Faleiros Cardoso, o Prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges acompanhado pela secretária de saúde da cidade, Marivânia Márcia Borges Amaro, a Prefeita de Estrela do Sul, Dayse Maria Silva Galante, acompanhada do Secretário de administração da cidade, Jorge Bedran, o Prefeito de Cascalho Rico, Dario Borges de Resende; o Prefeito de Cachoeira Dourada, Ovídio Afro Dantas; o ex-Prefeito de Centralina, Joédis Marques Ferreira; o Presidente da Câmara de Vereadores de Monte Carmelo, Fábio Gonçalves; o vereador de Monte Carmelo, Carlos Enfermeiro; Juberson dos Santos Melo; a Coordenadora Administrativa do CISTRI, Priscilla Barro; o Secretário de Meio Ambiente de Tupaciguara, Marcelo Godoi; a Secretária de Saúde de Tupaciguara, Cátia Aparecida; o Secretário de Governo de Tupaciguara; Carlos Júnior; o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Tupaciguara, Walter Prudente Júnior e o Secretário de Saúde de Araguari, Guilherme Afonso.