IMEPAC adquire escâner de alta definição para lâminas - IMEPAC

IMEPAC adquire escâner de alta definição para lâminas

O IMEPAC fez mais um investimento em tecnologia com a aquisição de um escâner de lâminas em alta definição, o Apério CS2. O equipamento faz a leitura digital de até cinco lâminas simultaneamente, conseguindo imagens em HD de todas as camadas das lâminas que, tradicionalmente, são “lidas” nos microscópios. O investimento total chega perto de 1 milhão de reais.

O aparelho permite, ainda, que as imagens sejam manipuladas, ampliadas e que partes muito pequenas dos tecidos estudados sejam identificados e até medidos com uma facilidade e precisão muito maiores do que em um microscópio convencional.

Outra vantagem do Apério CS2 é a praticidade que ele cria para os estudos. Com a lâmina escaneada, os professores podem disponibilizá-las para os alunos em sala de aula ou pelo sistema digital, e eles poderão fazer os trabalhos de qualquer lugar e não apenas nos laboratórios da faculdade.

O escâner será usado também para diagnósticos no laboratório de análises clínicas, possibilitando que os médicos consigam avaliar com mais precisão, e de qualquer lugar que estejam um exame de biópsia, por exemplo.

O IMEPAC, com a aquisição do Apério CS2, também amplia o leque de pesquisas realizadas na faculdade, pois amplia quantitativa e qualitativamente os estudos. Uma parceria já está firmada entre o IMEPAC e a UFU, por meio do CARDIOEX, um grupo de estudos que analisa e estuda o impacto dos exercícios físicos em pacientes com doenças crônicas degenerativas e HIV.