Transformando Conhecimento em Ação: IMEPAC na Promoção à Saúde - IMEPAC

Transformando Conhecimento em Ação: IMEPAC na Promoção à Saúde

Entre os dias 13 e 16 de maio de 2024, a Unidade de Saúde Portal de Fátima transformou-se em centro de aprendizado e serviço comunitário. Sob a orientação atenta da professora Melissa Mariane Reis, estudantes do quarto período de Medicina do Centro Universitário IMEPAC deram vida à iniciativa “Cuidar da saúde é sempre sua melhor escolha”.

Essa semana especial não foi somente sobre educação em saúde, mas uma jornada de conexão humana, em que futuros médicos aplicaram seus conhecimentos para fazer a diferença na vida das pessoas. A ação educativa focou na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, que são desafios significativos para a comunidade local.

Os acadêmicos realizaram 284 atendimentos, incluindo aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, e avaliações de IMC e pé diabético. Mas, mais do que números, cada atendimento foi uma história de vida, uma oportunidade de ensinar e aprender.

Os panfletos educativos distribuídos foram apenas o início das conversas. Os estudantes, apoiados por relatos e orientações, incentivaram práticas de autocuidado entre os participantes, destacando a importância do conhecimento e da prevenção ativa.

Rodrigo Garcia, coordenador do Eixo de Saúde da Família e Comunidade, ressaltou a importância desses momentos práticos para a formação médica. Segundo ele, “os estudantes, além de oferecer serviços valiosos, também fortalecem a integração entre ensino e serviço, um dos pilares da nossa instituição, em colaboração estreita com a Prefeitura de Araguari.”

Esse evento é um exemplo brilhante de como a teoria ensinada nas salas de aula pode ser transformada em prática com impacto real. Ao final dos quatro dias, tanto os moradores quanto os estudantes compartilharam um sentimento comum: o poder transformador do cuidado com a saúde.