Congresso de Ortopedia e Traumatologia: Uma referência em inovação médica em Araguari. - IMEPAC

Realizado nos dias 17, 18 e 19 de maio, no Hospital Universitário Sagrada Família (HUSF), o Congresso de Ortopedia e Traumatologia foi um evento de grande importância para a comunidade médica local e regional.

A organização do Congresso ficou por conta dos alunos de Medicina do IMEPAC, com a participação da Liga de Ortopedia e Traumatologia do IMEPAC, Liga de Medicina do Esporte do IMEPAC e da Liga de Medicina do Esporte do curso de Medicina da UNIUBE, de Uberaba. O evento também contou com a participação da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA) e o apoio do IMEPAC, HUSF, AMA, SBOT-MG (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Minas Gerais), Prefeitura de Araguari e IFMSA.

Os workshops realizados durante o Congresso incluíram:

Workshop de Redução de Luxações Articulares – Realizado pela Liga de Ortopedia e Traumatologia, com o Dr. Ilton como orientador.

Workshop de Avaliação Pré-Esportiva e Exame Físico Osteomuscular – Conduzido pela Liga de Medicina do Esporte do Curso de Medicina da UNIUBE, com o Dr. Tiago Lazzaretti, médico de referência do Sírio-Libanês, como orientador.

Workshop de Suturas – Realizado pela IFMSA, sob a orientação da Dra. Thamara.

Workshop Explorando Casos Clínicos em Ortopedia e Traumatologia – Organizado pela Liga de Medicina do Esporte do IMEPAC, com o Dr. Claudio e a Dra. Ana Paula, ambos formados no IMEPAC e atuantes em Ortopedia na UFU, como orientadores.

Cada workshop ofereceu uma oportunidade única para os participantes conhecerem técnicas específicas e práticas essenciais dentro de suas respectivas áreas, contribuindo significativamente para o enriquecimento profissional dos presentes. Eles proporcionaram aos participantes a chance de aplicar conhecimentos teóricos em cenários práticos, facilitando a troca de experiências e o aprimoramento de habilidades clínicas.

Os participantes puderam compartilhar experiências e explorar as novidades e as metodologias mais eficazes no campo da ortopedia e traumatologia. Esse evento reforça a importância dos ortopedistas e traumatologistas, bem como coloca Araguari em destaque no cenário da saúde nacional. A valorização desses profissionais e o incentivo à troca de conhecimentos são passos fundamentais para a melhoria contínua dos serviços de saúde.

O IMEPAC e o HUSF, como instituições comprometidas com a excelência na formação médica e no desenvolvimento de práticas inovadoras em ortopedia e traumatologia, apoiam e incentivam a realização de eventos científicos que fomentam o aprimoramento contínuo de docentes, discentes e profissionais da saúde.