Nossa diretoria participou da cerimônia oficial de assinatura da afiliação internacional inédita no Brasil ao Center for Medical Simulation de Boston (CMS) de Boston – MA – Estados Unidos.
Nos últimos anos temos tido inúmeras conquistas, frutos de um trabalho intenso pela excelência de nossa instituição. Obtivemos nota 5, conceito máximo do MEC, temos 17 cursos de graduação extremamente bem avaliados pelo Ministério da Educação, fomos elevados à Centro Universitário e hoje somos o principal do triângulo mineiro e sul goiano. Recebemos alunos de diversas regiões do país, e um bom exemplo do ensino de qualidade que oferecemos são os nossos alunos de medicina, que ao concluírem a graduação são aprovados nos melhores e mais reconhecidos programas de residência médica do Brasil. Hoje, nosso curso de medicina é referência nacional, sobretudo no que se refere à inovação e tecnologia! Esse conjunto de realizações se dá pelo esforço incansável pela qualidade do ensino que oferecemos.
Todos os nossos cursos da área de saúde têm um grande diferencial: são acessíveis às pessoas de baixa renda, sendo inseridos em programas de bolsas e financiamentos; têm um corpo docente composto em maioria por mestres e doutores; têm à sua disposição toda a estrutura de laboratórios, ambulatório e centro de simulação para aulas práticas e teóricas, que formam profissionais extremamente bem preparados para atuarem no mercado de trabalho.
Nos últimos semestres, inserimos de forma sistêmica a metodologia de simulação realística no currículo da graduação em medicina, além disso adaptamos as grades curriculares de todos os nossos cursos da área da saúde para a realização de aulas práticas que abordem os suportes básicos de vida. Para isso, construímos o maior Centro de Simulação Realística da América Latina, bem como a capacitamos nossos docentes para serem instrutores em simulação realística, em cursos realizados nos Estados Unidos e Brasil, seguindo o movimento que as principais universidades do mundo fizeram ao adaptarem suas grades curriculares ao adotar a Simulação Realística, que propõe ao aluno a execução de procedimentos em um cenário que simula situações de desafio e tomada de decisão, como a emergência ou o CTI de um hospital. Segundo estudiosos da área, essa é uma das formas mais poderosas de metodologias ativas, por meio de aprendizagem experiencial.
Durante o mês de outubro, nossos diretores estiveram em Boston, nos Estados Unidos, para a assinatura de afiliação entre nossa instituição e o Center For Medical Simulation (CMS). Para a consolidação desta afiliação, nosso Centro de Simulação Realística Reitor Bonifácio Andrada recebeu a visita técnica dos profissionais da instituição americana em abril deste ano para a formação de instrutores em simulação que atuarão na formação dos futuros médicos e demais profissionais da área da saúde formados pelo IMEPAC, no Curso denominado SATT (Simulation as a Teaching Tool), que foi realizado pela primeira vez em língua inglesa na América Latina.
Fundado em 1993, The Center for Medical Simulation (CMS) foi um dos pioneiros centros de simulação em saúde mundial e continua a ser líder global em simulação. A instituição possui docentes da Harvard Medical School, do Massachusetts Institute of Technology (M.I.T) e de outras renomadas instituições americanas. Com a afiliação conquistada no último mês, nós passamos a figurar a lista dos principais centros universitários da América Latina, oferecendo uma graduação em medicina que vai além dos padrões nacionais e traz para o Brasil o que há de mais recente e inovador em tecnologia para a saúde.
De acordo com o nosso diretor executivo, José Júlio Lafayette, estamos colhendo os frutos de um trabalho sério e constante!
“Estamos há quase 4 anos investindo muito em estrutura física e capacitação do corpo docente, com intuito de conseguir essa afiliação internacional, que, sem dúvida, irá consolidar o IMEPAC como umas das melhores instituições de ensino superior do Brasil e, consequentemente, proporcionará inúmeros benefícios para os usuários do sistema de saúde, em razão dos processos que serão instituídos de forma inédita no Hospital Universitário Sagrada Família”, disse José Júlio.
Nosso diretor José Júlio Lafayette e o coordenador do nosso curso de medicina, Dr. Henrique Pierotti Arantes, estiveram em Boston (EUA) no último mês para definir o planejamento estratégico da afiliação do IMEPAC com o Center For Medical Simulation, que tem por objetivo integrar a simulação realística no currículo da graduação em medicina, auxiliar no desenvolvimento dos professores como instrutores em simulação e estabelecer um planejamento de ações para o Hospital Universitário Sagrada Família.
Segundo Dr. Henrique “essa é uma grande conquista para o IMEPAC, tendo em vista que o CMS, além de ser pioneiro na área de simulação no mundo, é também liderado por pessoas com grande conhecimento e experiência na área, que irão nos auxiliar no nosso desenvolvimento docente, na integração da simulação em nosso currículo de graduação em medicina, bem como nos processos do Hospital Universitário Sagrada Família. É uma honra termos conquistado esta afiliação inédita e exclusiva no Brasil”.
A cada conquista alcançada, nos aproximamos ainda mais de nosso objetivo principal: formação de profissionais de excelência, humanizados e preparados para fazerem a diferença na vida das pessoas. Aqui formamos enfermeiros, médicos, farmacêuticos, nutricionistas e educadores físicos que estudam e trabalham por um objetivo comum: transformar vidas!