Curso de medicina promove simulado de urgência e emergência em trauma - IMEPAC

Curso de medicina promove simulado de urgência e emergência em trauma

Nesta sexta-feira, 27 de setembro, aconteceu no Centro de Simulação Realística do IMEPAC, um simulado de urgência e emergência em trauma, onde alunos do décimo segundo período de medicina foram submetidos a avaliação e treinamento.

De acordo com o Dr.º Rodrigo Ribeiro, professor do curso de medicina e um dos organizadores deste momento, durante várias semanas os alunos realizaram um estudo teórico de urgência e emergência em trauma e também passaram por diversas situações de prática.

Os discentes, fizeram estágio no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde tiveram a oportunidade de ver e conviver com o atendimento pré-hospitalar em urgência e emergência fora do atendimento hospitalar. Além disso, prestaram atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), juntamente com o professor orientador, acompanhando o paciente desde a chegada a unidade até o encaminhamento deste para um hospital terciário.

“Esse simulado vem para resumir todas as aulas, todas as ações de urgência e emergência e trauma. A gente faz um evento um pouco maior, e contamos com a participação do Corpo de Bombeiros pra retirar as vítimas de dentro do carro. E além disso, os alunos vão ter que atender como se estivessem num atendimento pré-hospitalar ao estilo SAMU”, explica Rodrigo Ribeiro.

O professor, ressaltou também o quanto o IMEPAC tem investido na formação de seus alunos, lembrando que a instituição possui o maior Centro de Simulação Realística da América Latina, vinculada a Universidade Harvard e que essa qualidade faz toda a diferença, trazendo mais segurança ao aluno e aos pacientes.