Liga acadêmica de genética IMEPAC promove palestra sobre Genética Clínica - IMEPAC

Liga acadêmica de genética IMEPAC promove palestra sobre Genética Clínica

A Liga de Genética Médica- LAGEM, do IMEPAC- Araguari, promoveu nesta terça-feira, dia 10 de setembro, a palestra Genética Clínica: da teoria à prática, ministrada pelo Dr. Carlos Henrique Paiva Grangeiro.

O objetivo do evento foi instrumentalizar os estudantes dos cursos da área da saúde da instituição e profissionais da atenção primária em saúde do município. Foram abordados temas sobre a prospecção e diagnóstico diferencial de doenças genéticas nas diversas áreas de atuação profissional, bem como a referenciação do atendimento desses pacientes no atual cenário brasileiro.

“Convidamos o Dr. Grangeiro, geneticista renomado e com atuação no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, para falar desse universo particular que é a genética clínica. Trouxe patologias raras para mais próximo da gente”, explicou Zelma José dos Santos, coordenadora da pediatria do internato IMEPAC- Araguari e Coordenadora da Liga de Genética Médica.

O médico ressaltou a importância do diagnóstico precoce, enfatizando que quanto mais cedo o paciente for diagnosticado, maiores serão as condições para tratamento específico, se o mesmo existir. E “esta é a importância do profissional de genética clínica, o olhar perspicaz para a identificação de alguma condição rara. E ainda, na organização e na padronização do tratamento que eles possam receber”, falou Dr. Carlos Henrique Paiva Grangeiro.

Ele ainda destacou “a vantagem do estudante de medicina em conhecer a doença rara é por que durante a atuação profissional, nós sempre nos deparamos com uma ou outra condição rara. Contudo, na formação médica, devido a sua própria raridade, elas não são muito discutidas, obviamente por privilegiar as condições de saúde mais frequentes na população,” esclarece.

“A genética é uma ciência jovem e ainda em construção. Assim, torna-se fundamental a contínua capacitação em relação a novos protocolos terapêuticos, bem como o apoio aos pacientes, no que tange ao diagnóstico precoce e continuidade do tratamento”, afirmam os professores Rosana de Cássia Oliveira e Leonardo Gomes Peixoto, também coordenadores da LAGEM.

Os membros da liga envolvidos na organização do evento agradecem os participantes, em especial os estudantes da instituição e profissionais da atenção primária de saúde do município. “No IMEPAC, para muito além da sala de aula, temos a oportunidade de aprender novos conteúdos e de torná-los aplicados com o apoio do serviço. Esse aprendizado fará a diferença em nossas vidas”, afirmam os ligantes. Nossos agradecimentos também à Biomarin Brasil Farmacêutica e a Takeda Brasil pelo apoio ao evento.