8º Encontro interEIXOS – APEEs Integradas - Curso de Medicina - IMEPAC

8º Encontro interEIXOS – APEEs Integradas – Curso de Medicina

Ocorreu ontem, 31/10, o 8º Encontro interEIXOS do Curso de Medicina, durante o qual deu-se prosseguimento às ações de estruturação das Avaliações Práticas Estruturadas por Estações (APEEs). Neste semestre letivo, as APEEs transcorrerão entre os dias 18 e 22 de novembro, com a participação de três eixos do Curso, a saber, Eixo 1 “Comunicação, Profissionalismo e Humanização”, Eixo 2A “Atenção à Saúde Individual e Coletiva” e Eixo 3 “Educação e Gestão em Saúde”.

As APEEs, que pela primeira vez integrarão os três eixos supracitados, são estratégias avaliativas, de cunho somativo e formativo, que almejam apreciar conhecimentos, habilidades e atitudes dos acadêmicos a partir de situações/cenários simulados de atendimento. Para tanto, haverá a participação de todos os professores dos eixos e de atores, habilmente preparados para as avaliações, do Programa de Pacientes Simulados do IMEPAC.

Sob condução do Prof. Marcos Paulo de Sousa, coordenador do Eixo 1 e membro do Núcleo de Avaliação, o Encontro contou com a colaboração ativa dos Professores Rodrigo Alves Garcia, coordenador do Eixo 2A, e Márcio Aurélio da Silva, coordenador do Núcleo de Avaliação e atualmente responsável pelo Eixo 3. De forma integrada, dinâmica e multiprofissional, além dos docentes mencionados, os professores dos três componentes curriculares trabalharam na construção dos cenários e checklists que comporão as APEEs do 1º ao 4º período.

O Encontro foi extremamente profícuo. Todos os professores, tendo como referência suas áreas de formação e seus espaços de atuação, trouxeram contribuições significativas para a formatação das avaliações. É imprescindível sublinhar o quão gratificante tem sido promover e acompanhar as interlocuções entre todos”, ponderou o prof. Marcos Paulo.