44ª Semana de Desenvolvimento Docente do Curso de Medicina - IMEPAC

44ª Semana de Desenvolvimento Docente do Curso de Medicina

Realizou-se durante esse mês de setembro a 44ª Semana de Desenvolvimento Docente (SDD) do Curso de Medicina com a temática “Construção de itens avaliativos, o que devemos levar em consideração para realizá-lo com excelência?”. Organizada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Núcleo de Avaliação (NAV) do Curso de Medicina, a capacitação transcorreu por meio de Oficinas de Trabalho (OTs) em vários dias/horários justamente visando oportunizar comodidade e condições de adaptabilidade para que houvesse uma maior adesão dos(as) preceptores(as) e docentes do Curso, público-alvo do evento.

Dentre os vários objetivos da 44ª SDD, pode-se destacar o reconhecimento da importância da criação de itens avaliativos apropriados para uma matriz de competências, a aplicação da anatomia de um bom item avaliativo e a utilização dos domínios cognitivos para a construção de itens avaliativos, conforme matriz de testes fáceis, médios e difíceis. Levando-se em consideração o emprego da Sala de Aula Invertida como principal metodologia ativa na realização das OTs, uma Trilha de Aprendizagem foi elaborada com vistas a disponibilizar aos(às) participantes materiais de estudo preparatório, tais como vídeos produzidos pela equipe, textos e outras fontes de referência.
No decorrer das atividades, preceptores(as), docentes e convidados(as) de outros cursos, tiveram a oportunidade de recordarem a Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Bloom (revisada) e de se aprofundarem em cada parte de um item avaliativo objetivo, a saber “texto-base (contexto e suporte)”, “enunciado/comando” e “alternativas (distratores e gabarito)”. Por fim, os(as) participantes das OTs participaram de momentos hands-on em que, coletivamente, participaram da construção de um checklist a partir do qual realizaram a avaliação de algumas questões objetivas.

Segundo o Prof. Marcos Paulo, membro do NDE do Curso de Medicina, “o checklist, produto das OTs, já está sendo utilizado pelos(as) preceptores(as) e docentes do Curso de Medicina na construção de itens avaliativos para as avaliações cognitivas”.