136º aniversário de Georgios Papanikolaou

136º aniversário de Georgios Papanikolaou

Quem pensa que o exame ginecológico “Papanicolau” tem seu nome derivado de um Papa está enganado! O procedimento recebeu esse nome em homenagem ao médico grego Georgios Papanikolaou, criador do exame.

Hoje, 13 de maio, Georgios completaria 136 anos, e deve ser lembrado pela importância de seu legado para a prevenção do câncer de colo de útero. O médico é considerado como o pai da citologia (ciência que estuda as células) em razão de seu trabalho no diagnóstico de tumores benignos e malignos.

O exame de rotina Papanicolau foi desenvolvido nos EUA, em 1913, e se baseia em uma análise citopatológica, isto é, das células do colo do útero. Sua finalidade é identificar possíveis alterações de forma precoce, para que os tratamentos possam ser realizados com antecedência, evitando complicações mais sérias.

É extremamente importante a realização periódica do Papanicolau, por mulheres a partir dos 25 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é raro até 30 anos, sendo mais incidente em mulheres na faixa etária de 45 a 50 anos.

Comemore essa data cuidando de sua saúde! Pensando na manutenção da saúde das mulheres, o Ambulatório IMEPAC disponibiliza consultas ginecológicas gratuitas.

Agende agora mesmo uma consulta com Ginecologista do Ambulatório IMEPAC:

CENTRO AMBULATORIAL DR. ROMES NADER
END: Av. Mato Grosso, 700 – Centro – Araguari
TEL: (34) 3249-3939