Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e Diabetes

Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e Diabetes

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) pode levar ao aparecimento de diabetes e você pode ajudar a preveni-la.

A SOP é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários, os quais aumentam de tamanho. É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de micro cistos nos ovários. Pode causar problemas simples como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves como obesidade e infertilidade.

A síndrome acomete principalmente mulheres entre 30 e 40 anos, e o diagnóstico se tornou mais preciso com a popularização do exame ultrassom.

Mulheres com SOP têm um risco 4 vezes maior de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e de 3 vezes maior em desenvolver diabetes gestacional. Uma em cada 5 mulheres com SOP desenvolve diabetes antes dos 40 anos de idade. Alguns autores avaliam a evolução de uma glicemia normal (taxa de glicose normal) para a intolerância à glicose (pré-diabetes) e desta para diabetes mellitus tipo 2 (DM2).

A taxa de conversão da glicose normal para a intolerância à glicose e desta para DM2 em mulheres com SOP é estimado entre 2,5 a 3,6 ao ano durante um período de 3-8 anos. Em outras palavras, até quase 4% (pode ser maior dependendo da população estudada) das mulheres com SOP podem evoluir de uma taxa de glicose normal para diabetes num período que varia de 3 a 8 anos.

Uma taxa de glicose abaixo de 100ml/dL hoje não impedirá a mulher com SOP de desenvolver diabetes tipo 2 em alguns anos. Estes estudos mostram que mulheres com SOP, se não reduzirem suas quantidades de insulina no sangue poderão ficar diabéticas em menos de 10 anos. Entenda que uma alimentação rica em calorias e sedentarismo faz com que o organismo produza cada vez mais insulina para deixar a glicose normal.

Caso não haja mudança nos hábitos, com reeducação alimentar e exercícios físicos, o pâncreas poderá não mais produzir insulina o suficiente para manter a glicose sob controle. Você poderá ser surpreendida com diabetes e uma taxa de glicose muito alta. A importância do acompanhamento laboratorial na dosagem de glicose e manter um estilo de vida saudável podem prevenir as consequências indesejáveis da SOP e proporcionar melhor qualidade de vida para as portadoras desta patologia.

 

Por: Norma Cristina de Sousa
Farmacêutica e Professora do Curso de Farmácia do IMEPAC Centro Universitário.

 

Referências Bibliográficas

  • BOUDREAUX, M.Y.; TALBOTT, E.O.; KIP, K.E.; BRCOKS, M.M.; WITCHEL, S.F. Risk of T2DM and impaired fasting glucose among PCOS subjects: results of na 8-year follw-up. Current diabetes reports, 6(1), pág 77-83, 2006.
  • DIANE,  S.J.R.;  GONZALEZ, M.Y.; JINGRONG,  Y.; JOAN,  C.L. The Association of Polycystic Ovary Syndrome and Gestational Hypertensive Disorders in a Diverse Community-Based Cohort. Journal of Pregnancy, 1,  pág 2-6, 2019.
  • PESANT, M.H.; BAILLARGEON, J.P. Clinically useful predictors of conversion to abnormal glucose tolerance in women with polycystic ovary syndrome. Fertility and Esterility, 95(1), pág 210-215. 2011.