Primeiras cirurgias são realizadas no Hospital Universitário Sagrada Família. - IMEPAC

Primeiras cirurgias são realizadas no Hospital Universitário Sagrada Família.

Um marco histórico para Minas Gerais. As cirurgias foram realizadas em parceria com o programa Opera Mais Minas Gerais que teve sua nova versão lançada hoje.

Hospital Universitário Sagrada Família dá início a uma nova era na área da saúde. Após 50 meses de obras, hoje, 08/08, terça-feira, o grandioso e moderno centro cirúrgico foi o cenário da vez. Nele foi possível receber os primeiros pacientes, totalizando 13, para a realização das tão sonhadas cirurgias. As cirurgias eletivas foram realizadas por meio do Programa do Governo Federal Opera Minas e, na oportunidade, foi lançada a nova versão desse sistema, que vai otimizar ainda mais o acesso a cirurgias eletivas.

Ademais, é importante frisar que a construção do HUSF foi realizada sem verbas provenientes das esferas governamentais. Ao invés disso, os recursos utilizados foram oriundos de investimentos próprios, fornecidos pela mantenedora, a Associação Beneficente Sagrada Família. No entanto, os atendimentos serão disponibilizados através do Sistema Único de Saúde (SUS), contando também com a contribuição do Governo Federal. A entrada dos pacientes está sendo coordenada mediante o encaminhamento via SUS, que ocorre por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Araguari, e também através da regulação dos pacientes encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Essas parcerias desempenham um papel fundamental no avanço e aprimoramento dos serviços de saúde.

Nesse contexto, o Secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti, acompanhado por diversas autoridades, incluindo o Reitor e Presidente do Hospital, José Júlio Lafayette, o Deputado Estadual Doorgal Andrada, o Prefeito Municipal de Araguari Renato Carvalho e Soraya Moura, Secretária Municipal de Saúde, expressou: “Este hospital está iniciando as atividades com o pé direito. Fico sempre impressionado com a modernidade que ele oferece. Com relação aos recursos provenientes do Programa Opera Mais do Governo Federal, teremos a oportunidade de aumentar significativamente o número de cirurgias eletivas. O HUSF possui uma estrutura que nos permite atender essa demanda, seja ela de média ou alta complexidade. Nosso objetivo é reduzir as filas de cirurgias do SUS e proporcionar um atendimento eficiente para a população.”

O Programa Opera Mais, Minas Gerais, foi criado com o intuito de aprimorar o acesso a cirurgias eletivas, buscando reduzir as filas de espera e garantir que os pacientes recebam os procedimentos necessários de forma ágil e eficiente. Com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais o modelo e agilizar o processo de atendimento aos pacientes, a SES-MG aprovou em julho uma nova pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que entrará em vigor neste mês. A medida foi formalizada com a publicação da Deliberação CIB-SUS Nº 4.301/23.

Na celebração desse marco para a saúde de Araguari e região, também foi apresentada a nova versão do Programa Opera Mais Minas Gerais. Nesse contexto, Baccheretti afirmou: “A nova tabela do Programa proporcionará um aumento significativo de 300% na realização das cirurgias. Isso garantirá um maior acesso às cirurgias eletivas para os pacientes, atendendo a uma demanda histórica em nosso Estado.”

Este é um momento histórico para Minas Gerais. O Programa Opera Mais é um exemplo para o país, e o HUSF terá papel fundamental em sua realização, transformando a área da saúde. Hoje, comemoramos o início das cirurgias no HUSF, beneficiando pacientes que aguardavam no SUS. Nosso compromisso é garantir cuidados humanizados e excelência nos procedimentos, fortalecendo o Sistema Único de Saúde. Juntos, avançamos rumo a uma saúde mais acessível e de qualidade.

Cabe ressaltar que o HUSF foi construído em uma área de 30.000 m², divididos em 4 pavimentos, sendo composto por 19 salas cirúrgicas, 337 leitos de internação, 40 leitos de UTI, sendo 20 leitos UTI adulto, 10 leitos pediátrico e 20 leitos neonatal, 3 salas de parto humanizado, parque de imagem completo, laboratório de análises clínicas, prontuário eletrônico em todo o hospital e correio pneumático. Destaca-se ainda o fato de o HUSF contar com uma ala exclusiva para os alunos, equipada com salas de simulação realística projetadas para aulas e treinamentos de simulação de situações intra-hospitalares e anfiteatro com 120 lugares. O HUSF é o único hospital no Triângulo Mineiro com um heliponto que atende o SUS.

O hospital atualmente emprega cerca de 350 colaboradores, com previsão de atingir um total de aproximadamente 1400 funcionários. Na capacidade máxima, o HUSF disporá de 337 leitos; nessa fase inicial, foram abertos 103 leitos, incluindo 20 de UTI, todos destinados ao SUS. A inauguração completa está agendada para este mês.