Exames laboratoriais na Medicina Veterinária - IMEPAC

Exames laboratoriais na Medicina Veterinária

Mas, para que exames doutor? Você pode passar só um remedinho para o meu cachorrinho? Meu gatinho está muito fraquinho e não come, não precisa de exame, dá só uma vitamina pra ele. Essas são algumas das perguntas que me deparo no consultório, e te convido a pensar… Exames laboratoriais são realmente necessários?

Várias são as doenças que podem acometer nossos cães e gatos, e para que o tratamento seja eficaz é imprescindível um diagnóstico rápido e correto. Dessa forma, devemos associar à condição clínica do animal alguns exames laboratoriais e de imagem necessários.

Os exames laboratoriais são uma ferramenta ao diagnóstico clínico do paciente, pois algumas doenças podem gerar alterações sanguíneas antes mesmo de gerarem sinais clínicos perceptíveis ao tutor. É necessário que o médico veterinário possua o conhecimento sobre os exames disponíveis para cada tipo de patologia. Estão disponíveis no mercado os chamados “testes rápidos” para diagnóstico de diversas doenças como por exemplo, parvovirose, cinomose, pancreatite, dentre outros. Os “testes rápidos”, como o próprio nome diz, são testes que podem ser realizados no próprio consultório com resultado imediato, o que se torna um auxílio importante no momento da consulta.

A fim de avaliarmos o funcionamento de vários órgãos internos do animal, faz-se necessária a realização de exames referentes à função renal, hepática, cardíaca, dentre outras. Com o objetivo de realizarmos um checkup da saúde do animal, ou mesmo determinarmos as chances de cura de determinada doença, coletamos o sangue do paciente e processamos os testes necessários. Com a mensuração dos níveis séricos de Creatinina, associada aos níveis de Ureia, Aspartato Aminotransferase (ALT) e Fosfatase Alcalina ou Gamaglutamil Transferase (GGT), temos um panorama simples de avaliação da função renal e hepática.

Além do auxílio ao diagnóstico, os exames sanguíneos são essenciais na escolha do tipo de anestesia durante um procedimento cirúrgico, e mesmo para a determinação do risco cirúrgico em tais procedimentos, uma vez que necessitamos antes de realizarmos um procedimento cirúrgico eletivo ou mesmo emergencial, o conhecimento sobre a capacidade do fígado em metabolizar compostos tóxicos, e do rim em excretar substâncias tóxicas pela urina.

Os exames hormonais, como por exemplo níveis de hormônios tireoidianos também são importantíssimos para diagnósticos de hipo ou hipertireoidismo, uma vez que são patologias que podem interferir no organismo animal por completo, alterando aporte de energia, mobilização de gorduras, dermatopatias, entre outros.

Associado aos exames laboratoriais, temos também os exames de imagem, como ultrassonografia e raio x, que são indispensáveis para determinação de tratamentos e prognósticos.

É necessário que profissionais bem capacitados realizem todos os exames, pois, dessa forma os resultados serão confiáveis e verídicos, ou seja, irão retratar o que realmente está acontecendo dentro do organismo animal.

Por: Danielle Vitorino Moraes

Médica Veterinária