Aplicações da Inteligência Artificial

Aplicações da Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente.

Com a evolução computacional a inteligência artificial ganhou mais força, tendo em vista que o seu desenvolvimento possibilitou um grande avanço na análise computacional. É uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas.

A capacidade de raciocínio (aplicar regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão), aprendizagem (aprender com os erros e acertos de forma a, no futuro, agir de maneira mais eficaz), reconhecer padrões (visuais e sensoriais e de comportamento) e inferência (capacidade de conseguir aplicar o raciocínio nas situações do nosso cotidiano) são algumas das características básicas dos Sistemas Inteligentes (programas que utilizam a mesma linguagem de sistemas convencionais, mas com uma lógica diferente).

Atualmente a inteligência artificial (IA) faz parte dos estudos de Ciências da Computação e está presente no cotidiano de todas as pessoas. Existem vários ramos de estudo em sistemas inteligentes, cada um se dedicando a um aspecto específico do comportamento humano.

A Bioinformática é uma técnica interdisciplinar que combina conhecimentos de química, física, biologia, computação, matemática e estatística no processamento de dados biológicos. Pode-se definir a bioinformática como a ciência da computação aplicada à pesquisa biológica, ou ainda como a análise matemática do conteúdo informacional dos genomas. Essa é uma área especialmente importante em pesquisas genômicas, em razão da complexidade dos dados gerados (BORÉM e MIRANDA, 2005). As técnicas de bioinformática surgiram como uma importante ferramenta para estudos aplicados as diversas áreas da agricultura. Conjuntos de dados derivados de experimentos agrícolas podem ser analisados, utilizando-se técnicas específicas de bioinformática, dentre elas as redes neurais artificiais.

Dentre as heurísticas de IA, as mais aplicadas em melhoramento de plantas destacam-se as Redes Neurais, Algorítimos Genéticos, Reconhecimento de Padrões, Lógica Nebulosa, Sistemas Baseados em Conhecimento, Aprendizado de Máquina, Processamento de Linguagem Natural, dentre outros. A combinação de câmeras e drones ajudarão os agricultores a estimar o tempo perfeito para tudo e ajustar as operações de acordo com as informações recebidas. Uma pequena ajuda de drones permitem aos  agricultores supervisionar os aspectos sanitários das plantações e se precisam serem pulverizadas . O mesmo vale para o gado e suas necessidades. Por outro lado, as câmeras podem monitorar o crescimento de culturas específicas e analisá-las, identificando instantaneamente qualquer problema iminente ou ocorrência de infestação de insetos ou doenças.

Na saúde a Inteligência Artificial pode auxiliar no gerenciamento de dados e logística. Os médicos podem diagnosticar melhor os sintomas e padrões para definir as melhores opções de tratamento. No momento, a IA já lida com coisas como injeções de insulina e monitores de frequência cardíaca.

Na Engenharia de Tráfego, a IA havia mostrado que poderia realizar análises de tráfego, informando engarrafamentos, incidentes, condições climáticas e planejamento de jornadas. No lado da gestão das coisas, a IA pode lidar com monitoramento de lugares livres, acessibilidade prejudicada e muito mais.

Nas finanças a análise e a previsão do comportamento de ações é algo bastante complicado,  e a IA pode fazer isso de forma rápida. Os bancos podem fornecer um melhor suporte ao cliente, mais suave e transparente, desde simples esclarecimentos e notificações de processo até o suporte a transações financeiras, pode ser tratado pela IA com acesso ao banco de dados. Mas também coletar informações sobre o comportamento do cliente, que ajuda a melhorar o serviço geral.

No recrutamento de profissionais a IA pode lidar com revisões básicas de currículo, realizar entrevistas iniciais para construir o perfil de um entrevistado, lidando com dezenas e dezenas de tais operações instantaneamente, muito útil na constante busca pelos melhores profissionais. Pode ajudar a compor as ofertas de emprego mais atraentes e persuasivas, facilitando bastante o trabalho dos RHs.

Por: Cristiane Divina Lemes Hamawaki – Curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas