A importância da meditação nas organizações como melhoria da qualidade de vida - IMEPAC

A importância da meditação nas organizações como melhoria da qualidade de vida

A meditação é a transcendência da alma ”  Leonardo Sardelli

Conforme a revista “As melhores empresas para se trabalhar 2018”, Exame-Você S/A, desde junho de 2017, quem trabalha na Vivo pode meditar nos intervalos entre uma reunião e outra, sem sair do escritório. A empresa de telecomunicações construiu uma sala exclusiva para a prática, na sede, em São Paulo. Com 250 metros quadrados, o espaço recebe todos os dias cerca de 60 pessoas. O uso é livre para quem quiser tirar uns minutinhos para relaxar no meio do expediente – duas vezes por semana, há aulas guiadas por um profissional contratado pela empresa. Luiz Cláudio Xavier, diretor de relações do trabalho da Vivo, garante que essas ações, concomitante com outras práticas de qualidade de vida, garante o índice de comprometimento no Brasil, que é de 86%, enquanto que no resto do mundo fica em 81%.

As empresas estão proporcionando outros atrativos aos colaboradores, como forma de melhorar a produtividade, o comprometimento, diminuir a ansiedade e o stress, a meditação é um deles.

As organizações estão adotando o Mindfulness, que significa consciência plena, que são recursos de autoconhecimento e desenvolvimento profissional, que utiliza técnicas de meditação para aumentar a concentração e melhorar o desempenho no trabalho. Utilizada pelo Google, Linkedin, facebook, bancos e empresas que valorizam o colaborador e objetivam reter talentos. Na meditação mindfulness você pode parar todas as suas atividades por 2 ou 3 minutos e se concentrar somente naquele momento, deixando de lado a pressão por prazos, os telefonemas e o trabalho acumulado.

“Meditar proporciona uma redução no nível de estresse, diminuição de conflitos emocionais e das atitudes mentais prejudiciais, maior poder de focalização e de análise de situações, maior capacidade de autoavaliação e de percepção das competências e talentos” JOÃO ANDRADA.

A meditação tem origem pré-histórica, 800.000 anos atrás, quando os homens da caverna se reuniam em volta do fogo. Para eles a fogueira representava a segurança, a proteção contra os animais selvagens e o calor diante do frio intenso.

Segundo ASSIS (2013), talvez o que falte ao mundo moderno seja desligar o piloto automático das reações e refletir a respeito de práticas que evoluíram ao longo dos séculos, auxiliando no processo de autoconhecimento, determinação de objetivos e melhora na qualidade de vida, de uma forma natural.

Nas organizações, a meditação pode ser realizada em grupos de até 20 pessoas. Numa sala com cadeiras confortáveis, baixa iluminação e som.

A meditação é benéfica para a saúde física e mental; e contribui para a melhoria na qualidade de vida, além dos benefícios a seguir:

. Controle do estresse;

. Senso de objetividade;

. Senso de atenção;

. Senso de memória;

. Senso de atenção;

. Criatividade;

. Equilíbrio dos batimentos cardíacos;

. Coadjuvante no tratamento da depressão;

. Controle de reações emocionais;

. Auxiliar no tratamento da hipertensão;

. Controle da ansiedade.

Tivemos oportunidade de realizar uma aula no 8º período do curso de Administração, na biblioteca da IES e os alunos puderam saber mais sobre a meditação, a palestrante Sra. Cel. PM Rosângela Borges Cunha explanou a importância da meditação, a importância do alinhamento dos chacras, usou o pêndulo antes e após a meditação e os alunos puderam realizar uma meditação guiada; de acordo com a opinião deles, a aula trouxe novos conhecimentos e oportunizou a prática da meditação.

Por: Rosânia Emília Ribeiro Cunha

Mestre em Administração, docente do curso de Administração.

Referências:

ASSIS, Denise de. Os benefícios da meditação: melhora na qualidade de vida, no controle do stress e no alcance de metas. 2013.

https:// tangerino.com.br/mindfulness-bem-estar-no-trabalho-e-foco-em-resultados/

Revista Exame-Você S/A, de novembro de 2018.