Saúde pública e empreendedorismo são temas abordados no Congresso Científico do IMEPAC - IMEPAC

Saúde pública e empreendedorismo são temas abordados no Congresso Científico do IMEPAC

 

Nessa quarta-feira, 22, segundo dia do V Congresso Científico, o IMEPAC recebeu número expressivo de estudantes e palestrantes vindos de várias partes do Brasil. Uma das convidadas foi a enfermeira Micheline Veras de Moura, residente em Natal, Rio Grande do Norte.

A palestrante é especialista em saúde pública e atualmente é doutoranda em estudos contemporâneos pela Faculdade de Coimbra, Portugal. “Por meio da palestra conto a minha experiência na saúde pública, na alta complexidade. Sou enfermeira em um hospital universitário localizado no Rio Grande do Norte. Temos uma experiência grande no mundo, no que diz respeito a sepse e choque séptico; pacientes chegam em Pronto-Socorro, em enfermaria, em UTI e morrem precocemente por não receberem a intervenção simples de um antibiótico que deve ser feito no prazo de uma hora”, disse.

Para atender a esta demanda, a palestrante explica que foi implementado um protocolo neste hospital, em que foi possível descobrir estas complicações a tempo, sendo que a mortalidade que era de 80% foi reduzida para 40%.

“Trouxe um artigo para demonstrar este lado da saúde pública. Também destaco um pouco a respeito do SUS, que é modelo para muitos países”, informa.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Karla Walter, a presença da especialista no contexto acadêmico desperta nos alunos uma nova visão, de uma região mais desenvolvida não só em relação a enfermagem, mas da assistência em saúde como um todo.

“Além de serem meus colegas de doutorado, a participação da Micheline no Congresso Científico possibilita o conhecimento de outras realidades”, considerou.

Empreendedorismo na era exponencial também foi tema de palestra ministrada pelo professor Paulo Henrique de Sousa Leite, especialista em gestão empresarial e finanças empresariais.

“Eu sempre digo que está extremamente gasto este tema, empreendedorismo, exponencial então nem se fala por conta dos negócios referentes as startups. É importante primeiro a auto avaliação, e buscar a capacitação. Além disso, esta interação que os alunos promoveram é muito importante, mesmo porque quem veio a palestra tem isso em comum o que faz toda a diferença; e a partir disso começam a identificar suas próprias condições de fazer e acontecer como empreendedor, como uma pessoa que irá viabilizar negócio e fazer muita gente feliz com produtos e serviços maravilhosos”, ressaltou ao final da palestra.