Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem no Ensino Superior na Área da Saúde

QUERO SABER MAIS

Sobre o Curso

  • Modalidade: Lato Sensu
  • Ensino híbrido
  • Duração: 12 meses
  • Inscrições: até 30/10/19
  • Início das Aulas: 31/10/19

Sobre o Curso:

A Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior na área da Saúde visa oferecer aos participantes subsídios para o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem em diferentes contextos instrucionais, baseados em uma perspectiva sociointeracionista, orientadas por metodologias ativas de pequenos e grandes grupos e focada na formação das competências e habilidades exigidas dos profissionais que são demandados pela sociedade. As metodologias ativas estimulam a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem, em processos interativos do conhecimento. Os saberes e experiências prévios são levados em consideração para a construção de novas competências, visando a formação de um profissional capacitado para o lifetime learning, apto a aprender a aprender

Objetivos do Curso:

– Formar professores e/ou preceptores como facilitadores para a adequada utilização das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, visando capacitar o estudante para o autoaprendizado, tornando-o apto a “aprender a aprender”.

– Capacitar os professores/preceptores para escolha da metodologia ativa de ensino e aprendizagem adequada em cada contexto educacional;

–  Contribuir para a formação de professores capazes de criar e/ou adaptar currículos orientados por competências;

–  Capacitar o profissional para utilização e avaliação de portfólio reflexivo;

– Utilizar e aplicar avaliação critério-referenciada;

– Vivenciar metodologias ativas para pequenos e grandes grupos;

– Viabilizar uso de estratégias de ensino na busca por uma aprendizagem significativa;

– Analisar o papel do professor enquanto facilitador na execução de metodologias ativas;

– Avaliar a metodologia ativa sob a perspectiva do educando aprender fazendo;

– Capacitar os professores/preceptores para utilização da simulação realística e treino de habilidades.

O curso tem como público-alvo docentes de Instituições de Ensino Superior de Cursos da Área da Saúde; preceptores do Curso de Medicina e residentes; preceptores de Residências Multiprofissionais; e profissionais de Saúde interessados em ingressar na carreira acadêmica.

Coordenador do curso: Prof. Dr. Henrique Pierotti Arantes

Graduado em Medicina pela Universidade de Taubaté com Residência em Clínica Médica (UNITAU) e Endocrinologia (UFU). Possui Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, é coordenador do curso de Medicina do IMEPAC Araguari.

Corpo Docente

Currículo Lattes

Alex Miranda Rodrigues

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735294Z3

Henrique Pierotti Arantes

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213377J6

Ivana Cardoso de Melo

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730192Z2

Márcio Aurélio da Silva

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730215Y4

Marcos Paulo de Sousa

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794564T0

À vista: R$4.633,20 (10% de desconto)
12x RS429,00
15x R$360,00
18x R$315,00

sua carreira, seu melhor investimento

Fechar Menu